O preço do almoço fora de casa aumentou 22,1% no Brasil no primeiro trimestre de 2025, de acordo com o estudo “Consumer Insights 2025″, produzido pela Worldpanel. O levantamento aponta que o gasto médio por ocasião chegou a R$ 35,40. Como consequência, houve uma queda de 2,7% nas ocasiões de consumo fora do lar e um crescimento de 1,5% nas refeições dentro de casa.
Ainda assim, o tradicional PF (prato feito) segue como uma escolha popular fora do lar, motivada principalmente por dois fatores: “matar a fome” e “hábito”. Nesse contexto, o consumo de carne bovina cresceu 19,3 pontos percentuais, refletindo a preferência do brasileiro por refeições mais reforçadas, mesmo diante do aumento de preços.
“O almoço se consolidou como um momento-chave para entender as mudanças nos hábitos alimentares dos brasileiros no início de 2025. O consumidor está redesenhando suas escolhas de consumo ao longo do dia a fim de equilibrar necessidade e orçamento – e isso se reflete diretamente nas decisões sobre onde e como almoçar”, comenta Manoel Paiva, gerente sênior da Worldpanel.
Dentro dos lares
Dentro de casa, a busca é por praticidade. As ocasiões com pratos e lanches prontos cresceram 1 ponto percentual, enquanto aquelas com tempo de preparo de até 30 minutos aumentaram 5,7 p.p. Carnes bovinas e frango também ganharam espaço na rotina alimentar, com crescimento de 0,6 p.p. cada, reforçando a valorização das proteínas tradicionais.
O estudo revela uma desaceleração no crescimento do consumo fora do lar. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2023, a alta era de quase 26%. Já na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o do ano passado, esse acréscimo ficou em apenas 13,5%.
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