Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Latam Retail Show

Sérgio Zimmerman, presidente da Petz, contou como fez a rede cresce em meio à crise durante o Latam Retail Show

Redação de Redação
4 de setembro de 2017
no Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Por mais que a tecnologia avance, a alma do varejo ainda é a mesma adotada pelos donos de pequenos armazéns das décadas de 60: conhecer o cliente e, com isso, ofertar exatamente o que ele quer e quando quer.

Ao menos é isso o que pensa Sérgio Zimerman, presidente da Petz, maior varejista focada em animais de estimação do país. “Quer dizer, é isso, mas em larga escala, claro”, diz ele.

Para o empresário, toda a tecnologia hoje dá ao gestor a liberdade de cuidar do negócio de onde estiver, o que facilita a expansão do negócio pelo país. “Isso era quase impossível antes, quando o varejista tinha de estar de olho nas lojas, in loco”, afirmou.

Como ele fez seu negócio crescer na crise

O motivo, disse, é  simples – a Petz faz parte de um setor, não imune à crise, mas resiliente. Trata-se de um negócio pensado para apaixonados por animais de estimação.

“Neste ano, o setor de pets ficou estagnado, mas não retraiu como o resto do varejo, o que é uma coisa boa”, afirmou ele. “Nós conseguimos nos descolar e crescer bastante por apostar em mais lojas e personalização de consumidores”.

A rede, que não abre faturamento (ainda que o mercado estime uma receita de mais 500 milhões de reais), cresceu 31% em 2016 e espera um aumento de 50% para este ano.

O salto, em meio à crise econômica do país, foi impulsionado pela abertura de lojas – são quase 58 unidades espalhadas pelo país, no total. Ainda assim, se mensurado apenas o aumento das vendas de mesmas lojas em 2017, o incremento deve ser de 13% neste ano.

O segredo está na gestão focada em 1.800 funcionários contratados, bem treinados e apaixonados por bichos, garante o empresário.

“Além da diversidade de serviços que passamos a ofertar”, disse ele.

Zimerman explica que tem dois tipos de precificação em seu negócio – produtos e serviços. Em produtos, ao contrário de muitos concorrentes, ele garante que itens de pouca saída e muito valor agregado não saem do portfólio, nem em tempos mais difíceis.

A ideia é que os clientes possam encontrar itens como casinhas de cachorros mais elaboradas nas lojas, independente da crise, para que ele saiba que ali pode encontrar de tudo.

“O preço da ração, da Petz e da concorrência, será o mesmo, não tenho intenção de entrar numa disputa mais agressiva de preço”, disse ele. “Por outro lado, oferecemos vários serviços, de banhos a veterinários, com preços justos e alta qualidade”.

Negócio animal

Não à toa, a área de serviços expande a cada ano e até ganhou uma divisão especial dentro da companhia recentemente. Oferta de hotéis, canis e dogwalker estão entre as opções e a companhia estuda até a possibilidade de fechar parcerias com profissionais independentes.

“De qualquer forma, daríamos a nossa chancela de que aquele serviço é feito por um parceiro, por alguém de qualidade atestada”, disse.

A demanda é tanta, que o empresário garante que as grandes lojas da rede, com tamanho médio de 1.000 metros quadrados, são adequadas. “Há clientes que querem passear ali e que voltam para comprar depois, o ponto é um ótimo jeito de fidelizá-los”, afirmou.

A contratação de gente especializada ainda é um desafio, mas Zimerman garante que há três anos a varejista passou a preferir pessoas apaixonadas por bichos, assim como os clientes, do que profissionais com experiência anterior.

“Vale a pena dar treinamento a quem ama animais de estimação, a razão de existir de nosso negócio”, afirmou o empresário.

Zimerman tem consciência de que a concorrência aumentou muito desde que ele abriu a Petz, antiga Pet Center Marginal, em 2002. No entanto, a pulverização não o assunta.

“Muita gente abre um petcenter porque gosta de animais, sem saber gerir um negócio, que acaba durando pouco”, afirma. “Neste caso, sempre digo, tenha um pet, não abra uma loja”.

Fonte: Exame.com

Postagem anterior

O Novo Ciclo está aí!  Adapte-se ou Desapareça!

Próxima Postagem

Grupo Boticário prevê abertura de mais de 100 lojas em 2017

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupo Boticário prevê abertura de mais de 100 lojas em 2017

Grupo Boticário prevê abertura de mais de 100 lojas em 2017

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.