Quando eu e meu sócio, Rodrigo Pipponzi, decidimos empreender juntos e criar a MOL Impacto (que nasceu como Editora MOL), a premissa era a de que iríamos gerar lucro e também impactos socioambientais positivos. Nosso modelo de negócio tem a geração de doações no cerne e, em 17 anos, já destinamos mais de R$ 75 milhões para organizações da sociedade civil.
Nem toda empresa, no entanto, precisa operar dessa forma. Mas toda empresa pode, sim, praticar doações com regularidade e contribuir para um mundo mais justo e solidário. Em 2023, o lucro líquido das empresas não financeiras listadas na B3 totalizou R$ 143,2 bilhões.
Esse montante não inclui o lucro recorde de R$ 144,2 bilhões dos bancos, conforme o Relatório de Economia Bancária de 2023, do Banco Central, nem o grande número de empresas de capital fechado no Brasil – 80,9% das sociedades anônimas abertas em 2023 são de capital fechado, de acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal. Imagine se todas essas empresas assumissem o compromisso de doar para organizações da sociedade civil pelo menos 1% desses lucros?
Tendo este panorama como ponto de partida, está lançado o Compromisso 1%. A iniciativa do Instituto MOL, em parceria com o IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social), reúne empresas que já doam ou pretendem doar em até dois anos, pelo menos, 1% de seu lucro líquido anual para organizações da sociedade civil ou movimentos sociais que atuam em benefício público. Ao fazer a adesão, empresas mostram sua disposição com a perenidade da ação filantrópica e influenciam seus pares a agirem também. A participação na comunidade dá acesso a uma rede de profissionais com quem podem trocar experiências e conteúdos que contribuem para aprimorar sua atuação.
A importância de trazer esse movimento para o Brasil é evidente quando consideramos o cenário de policrise, intensificado pelas desigualdades e pelo aumento de eventos climáticos extremos. Nesse cenário, financiar e fortalecer iniciativas do terceiro setor são um dos caminhos importantes para garantir uma transformação social no médio e longo prazos, indo além de ações isoladas realizadas internamente.
A prática da filantropia estratégica também traz ganhos ao negócio. Existe uma correlação comprovada entre investimento social e melhor performance na Agenda ESG. Além disso, também é uma atitude percebida e valorizada por colaboradores e por consumidores.
De acordo com a Pesquisa Doação Brasil 2022, 92% dos brasileiros concordam que empresas são responsáveis pela resolução de problemas sociais e ambientais, e 44% revelam que o fato de marcas e produtos apoiarem causas sociais tem influência em suas decisões de consumo. Segundo a pesquisa Varejo Com Causa 2024, 80% dos doadores do varejo acreditam que promover a doação melhora a imagem da loja, e 85% deles comprariam novamente no estabelecimento se soubessem que o local possibilita a realização de doações.
É hora de as empresas darem um passo além. O Compromisso 1% oferece uma oportunidade única para que as organizações façam parte de um movimento transformador, que fortalece o terceiro setor e gera impactos reais na sociedade. A MOL Impacto está entre as primeiras signatárias. Junte-se a nós e invista no papel transformador da sua organização – porque 1% pode, sim, mudar o mundo.
Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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