Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da regionalização dos serviços financeiros para apoiar as PMEs

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
4 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Cartões movimentam R$ 1 trilhão no 3º trimestre, com alta de 10,2% em 1 ano, aponta Abecs

Por trás da disputa para oferecer a melhor maquininha de cartão, com melhor preço e maior leque de serviços embutidos no terminal, precisamos entender a verdadeira necessidade de um mercado bastante importante: os nove milhões de micros e pequenos negócios existentes no Brasil, que correspondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Para apoiar esse setor com grande potencial de crescimento na oferta de serviços digitais, vamos antes voltar alguns passos. Hoje, para não perder vendas, pequenos empresários precisam garantir que a operação de suas maquininhas esteja em seu máximo, nos 100%.

Realizamos recentemente a pesquisa Fiserv Insights em parceria com o Sebrae, que diz que 38% dos microempreendedores do Estado de São Paulo operam apenas com uma maquininha de cartão e 40%, com duas maquininhas. Neste cenário, a falha de apenas uma delas pode significar grandes perdas financeiras para o negócio.

Outro dado apontado pela pesquisa é que os empreendedores ainda estão distantes dos pagamentos e serviços digitais disponíveis no mercado. Um exemplo disso é que 58% não conhece a tecnologia Tap on Phone, em que o celular é usado para receber pagamentos, e apenas 25% utilizam com frequência o QR Code. Também vimos que 66% aceitam transações Pix sem maquininhas, ou seja, passando a chave para que o consumidor transfira o dinheiro por seu celular – índice que chega a 81% no interior de São Paulo. A aceitação do Pix via maquininhas representa 51% em São Paulo e 40% no interior.

Essas questões trazem a reflexão de que, além de preço e de serviços diferenciados, o nosso primeiro passo é nos aproximar desses empreendedores com prestação de serviço e atendimento mais humanizado. A regionalização de uma empresa de serviços financeiros, chegando a todos os cantos possíveis do país, pode ser uma oportunidade de estabelecermos esse vínculo. Para o varejista, é um conforto saber que há uma unidade próxima a seu negócio que prontamente pode substituir uma maquininha de cartão quando apresentar qualquer tipo de problema.

Essa aproximação do varejista também pode facilitar o seu entendimento sobre os produtos disponíveis para ajudar o seu negócio. A automação dos serviços de pagamento é um processo importante para o crescimento de uma empresa e há maquininhas no mercado que disponibilizam soluções sofisticadas para facilitar controle e conciliação de estoque e emissão da nota fiscal eletrônica simplificando as operações.

Com esses diferenciais, o preço torna-se secundário para ajudar na fidelização desses pequenos empresários e apoiá-los no incremento de vendas.

Fabiano Wohlers é diretor de Desenvolvimento de Negócios da Fiserv no Brasil, responsável por Bin.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Aneel abre consulta para avaliar compra da Amazonas Energia

Próxima Postagem

Produção industrial recua 1,4% em julho, mas mantém ritmo de crescimento em 3,2% ao ano

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Produção industrial recua 1,4% em julho; crescimento no ano é de 3,2%

Produção industrial recua 1,4% em julho, mas mantém ritmo de crescimento em 3,2% ao ano

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.