A redefinição do varejo na pandemia de Covid-19 pautou o Global Retail Show 2020, maior evento online de consumo e varejo do mundo, realizado em setembro pela Gouvêa Ecosystem. O evento teve cobertura completa da Mercado&Consumo, e os principais insights de empresários e especialistas estão resumidos em um podcast especial.
Durante os sete dias do Global Retail Show, líderes da Gouvêa Ecosystem participaram de bate-papos com a editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas, e debateram os principais temas tratados nos painéis.
Entre os participantes desses wrap ups, veiculados ao vivo no YouTube e transformados mais tarde em podcasts, estiverem nomes como Marcos Gouvêa de Souza, Eduardo Yamashita, Karen Cavalcanti, Luiz Alberto Marinho, Alexandre Machado, Caio Camargo, Cristina Souza e Arnaldo Blasques.
O episódio final “Global Retail Show – Edição Especial Aprendizados” é um resumo desses debates. Fala sobre como a pandemia de Covid-19 acelerou mudanças e fez andar planos que estavam no papel faz tempo, mas que, se não fosse a reviravolta causada pela necessidade de isolamento social, demorariam muito mais para virar realidade.
No podcast, os especialistas falam, ainda, sobre como essa transformação vai além da adesão massiva ao e-commerce, que levou lojas dos segmentos mais diversos a criar uma versão digital e a investir em entrega ultrarrápida. Nas lojas físicas, reabertas, é preciso buscar o “extremo”, como diz o americano Neil Stern, sócio-sênior na consultoria do varejo McMillanDoolittle, dos Estados Unidos: produto de “valor extremo”, de “conveniência extrema” e de “experiência extrema”.