Depois de receber pedidos nas redes sociais, a Brastemp, fabricante de eletrodomésticos, lançou nesta semana uma linha de camisetas com frases provocativas sobre a falta de divisão das tarefas domésticas. A ação faz parte da campanha “Desculpas Deslavadas”, lançada em agosto deste ano.
A campanha elenca as desculpas tradicionais utilizadas por quem não quer realizar as tarefas domésticas e dividir as obrigações. As camisetas estampam frases como: “Mas eu não sei como faz”; “Quando fui fazer, você já tinha feito”; “Eu disse que ia lavar depois”; e “Você não pediu para te ajudar”.
“Lavar as roupas é uma atividade de todos. Não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço”, comentou Allyne Magnoli, diretora de Marketing da Whirlpool, detentora da marca Brastemp.
As peças estão disponíveis para compra em São Paulo por meio do aplicativo Rappi nesta segunda-feira (4) e custam R$ R$ 0,01 mais o valor de frete.
“Queremos que as camisetas ajudem esta conversa controversa a acontecer de maneira leve, mas fato é que a rotina de casa, com tantas tarefas que ainda sobrecarregam as mulheres, é um tema muito relevante”, disse Anna Martha, ECD da FCB Brasil, agência parceira no desenvolvimento da campanha com a Brastemp.
Segundo levantamento feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Ampliada), 93% das mulheres ainda são responsáveis pelas tarefas de lavar a roupa, enquanto apenas 56% dos homens realizam essa tarefa de forma rotineira.
“É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa. Segundo nosso levantamento de maio com o Think Eva, no longo prazo, pode-se estimar que as mulheres passam quase quatro anos da vida lavando as roupas, tempo no qual os homens podem se dedicar a outras tarefas, inclusive ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”, finaliza Allyne.
Imagens: Divulgação