Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Brindes de fim de ano: é possível presentear e fazer a diferença ao mesmo tempo

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
4 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Brindes de fim de ano: é possível presentear e fazer a diferença ao mesmo tempo

Se você foi ao supermercado por esses dias, provavelmente já se surpreendeu com a presença das pilhas de panetones, que são uma espécie de anúncio – cada vez mais cedo – de que o Natal está chegando. Sim, ainda estamos começando outubro, mas já é tempo de pensar no fim do ano e na estratégia de agradecimento e reconhecimento dos funcionários, clientes e fornecedores. É hora de planejar o tradicional brinde do fim do ano.

Talvez essa não seja uma tarefa estratégica na maioria das empresas. Não é raro as marcas escolherem alguns objetos em alta – já foi pendrive, power bank e toda espécie de canetas e copos – e simplesmente adicionaram seus logos a eles. Mas, e se presentear seus stakeholders fosse, também, uma oportunidade de gerar impacto positivo, fortalecer sua imagem e, de quebra, surpreender os presenteados com uma proposta criativa e cheia de valor?

Isso é possível por meio dos produtos sociais, que são aqueles cuja venda gera doação para organizações da sociedade civil. Ou seja, cada produto que a empresa compra para dar a um parceiro como brinde, ela garante uma doação a uma causa. Além disso, ao fazer essa escolha, a empresa tem certeza de que está adquirindo um item, cuja lógica de produção respeita fornecedor, produtor, instituição e consumidor, além de ter preocupação com o impacto ambiental e a diversidade de pessoas envolvidas.

Presentar com um produto social também é uma oportunidade de compartilhar a responsabilidade social com os funcionários, clientes e fornecedores. Ao saber sobre a origem e o propósito daquele produto, as pessoas presenteadas são impactadas positivamente e podem se aproximar mais das causas, das organizações beneficiadas e se tornarem doadores assíduos. 

Essa foi, inclusive, uma das constatações da pesquisa “Varejo com Causa”, realizada em 2021 pelo Grupo Mol, Cause e Movimento Arredondar. De acordo com o estudo, 59% das pessoas que se apresentaram como não doadoras, estariam mais dispostas a doar se conhecessem melhor as ONGs beneficiadas e tivessem mais clareza sobre o que será feito com o dinheiro. Percebe como um simples brinde pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social?

E a melhor parte é: esse é um investimento que já estava previsto. Toda empresa que presenteia os parceiros no fim do ano já tem uma verba para isso, então o esforço está basicamente em mudar a estratégia, deixando de consumir produtos que, muitas vezes, não se sabe da procedência, para os produtos sociais. 

Ganha a causa que é beneficiada, ganha a empresa que gera valor para os stakeholders e ganha os parceiros, é claro, porque o produto social pode ser bem mais criativo e interessante que uma caneta e até mais barato que um desses panetones que anunciam o Natal.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Petrobras avalia reajuste de combustíveis, afirma Prates

Próxima Postagem

Consumidor está mais otimista, mas compras ainda não atingem produtos de alto valor

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Consumidor está mais otimista, mas compras ainda não atingem produtos de alto valor

Consumidor está mais otimista, mas compras ainda não atingem produtos de alto valor

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.