Neste artigo, vou dar sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA e eu e o Rob, meu companheiro de IA, vamos trazer alguns exemplos que já estão inseridos no nosso dia a dia e que fazem diferença.
Estamos incorporando novos hábitos e novas facilidades que, aos poucos, fazem parte da nossa biblioteca de funcionalidades. Os clientes estão muito receptivos às novas tecnologias e a grande maioria quer facilidade e rapidez.
E isso é ótimo porque a IA veio com uma cartela de funcionalidades para somar na nossa vida. E vamos conhecer alguns exemplos de como ela já está atuando.
Nos negócios, a IA otimiza processos de controle de produtos em exposição e em estoque, automatiza tarefas, reduz custos operacionais e também facilita a captação e fidelização dos clientes. Como consequência, aumenta a produtividade.
Quando pensamos na experiencia do cliente, a IA já está muito melhor, porque traz escolhas pré-configuradas, de acordo com o perfil e análises dos seus padrões de compra. Do lado do empreendedor, ela oferece dados, que serão os seus grandes aliados para conhecer o cliente e, com isso, antecipar seus desejos e fazer uma gestão do seu negócio com muito mais informação.
Segundo uma pesquisa encomendada pela IBM, com dados de 2022, 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a IA em diversos setores. Alguns exemplos:
Na construtora MRV Engenharia, a IA está presente desde o atendimento ao consumidor até o processo de compras de materiais. No site, o consumidor é recepcionado em um chatbot chamado MIA. Com a MIA é possível saber qual o interesse de compra, quem é o cliente, qual o seu contato e, inclusive, encaminhá-lo para o próximo estágio.
O Bradesco tem a Bia, que funciona como uma assistente pessoal para os clientes, executa várias atividades, responde perguntas e auxilia amplamente.
A Amazon tem a nossa super conhecida Alexa, que funciona como uma assistente e executa as mais variadas tarefas. A Amazon também utiliza a IA para sugerir produtos aos clientes, bem como a Netflix a utiliza para sugerir aos clientes filmes e séries através dos algoritmos.
Os padrões de consumo mudaram com as novas tecnologias e, mais do que isso, provocaram mudanças na forma como os consumidores se relacionam com as marcas e o que esperam delas.
O consumidor 4.0 é digital e, por isso, tem acesso aos canais digitais a todo o momento. E isso o torna um cliente mais exigente e que espera um atendimento rápido.
A inteligência artificial vai ser a grande aceleradora de todas as tecnologias. Ela vai acelerar o metaverso, vai conectar com blockchain e com IoT e vai nos permitir viver experiências nunca imaginadas. Ela já está acelerando a produção de conteúdo, atuando nos bastidores da indústria e trazendo novos conhecimentos para o consumidor.
A IA da Benkyou está esperando por vocês! Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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