A partir da próxima segunda-feira, 10, até o dia 21 de novembro, acontece em Belém, capital paraense, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP30, que vai discutir caminhos de enfrentamento à crise climática.
A expectativa é que a conferência reúna mais de 40 mil visitantes nos principais dias, de acordo com previsão da Fundação Getulio Vargas (FGV). A reunião vai abordar temas como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas, o financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, além da preservação de florestas e biodiversidade, justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
A conferência contará com a presença de chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e membros da sociedade civil de mais de 190 países.
O público poderá acompanhar a COP30 por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais, pelos canais de comunicação do Governo Federal, canais de televisão e pela mídia oficial da conferência.
Empresas promovem discussões
O Banco BV, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), a Citrosuco, a Reservas Votorantim e a Votorantim Cimentos, empresas do portfólio da Votorantim S.A., criaram uma estrutura em Belém dedicada ao debate sobre soluções climáticas durante a COP30.
As empresas terão o “Espaço Legado & Futuro Votorantim”, idealizado para conectar lideranças empresariais, especialistas e iniciativas que mostram como é possível aliar a geração de valor econômico e ambiental, a partir de exemplos de inovação e sustentabilidade em diferentes setores. O local fica próximo à Estação das Docas, no caminho para a Blue Zone, área oficial da conferência.
Para participar dos eventos, é preciso realizar a inscrição pelo site, onde também está disponível a programação completa.
A Braskem vai participar do evento ampliando sua presença na transformação industrial, com foco em desenvolvimento sustentável. A companhia reconhece o papel da bioeconomia como vetor estratégico para a descarbonização e destaca o uso de matérias-primas de origem renovável na produção de químicos e materiais.
A bioeconomia, integrada à indústria, permite a criação de novos ciclos sustentáveis de carbono, nos quais as matérias-primas de origem renovável substituem os insumos fósseis, promovendo a absorção de CO₂ e impulsionando a transição para uma economia de baixo carbono. Esse será um dos temas abordados durante a COP30.
O Greenpeace Brasil lançou a campanha “FofoCOP”, que traz um jeito descontraído de falar sobre o clima. A iniciativa busca desmistificar a ideia de que a COP30 é só conversa difícil.
A campanha começou com a atriz Luana Piovani, que foi fotografada usando a camiseta com a frase “Tem fofoca mais quente que a minha vida” e gerou grande burburinho na internet. Na sequência, Luana usou suas redes sociais para comentar a “fofoca” e convidar o público a conhecer a FofoCOP.
O FofoCOP será atualizado semanalmente com conteúdos que vão combinar notícias, fofocas e insights sobre a COP30, incluindo acontecimentos estratégicos como o Acordo de Paris e decisões de líderes globais. A campanha também inclui vídeos curtos com pessoas reais simulando conversas entre vizinhos sobre acontecimentos na conferência, conteúdos para redes sociais, mídia out of home (OOH) em algumas praças de São Paulo e parcerias com influenciadores e veículos de comunicação, a fim de aproximar as temáticas de todos os públicos nas redes.
Imagem: Gabriel Della Giustina – COP30















