Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Lucro: vamos ao que interessa?

Redação de Redação
4 de dezembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Jean Paul Rebetez*

Escrevo aqui minha experiência pessoal como executivo de vendas e consultor em mais de 25 anos de varejo, onde posso afirmar para vocês que CEO’s, executivos e gestores, de uma forma geral, não pensam obstinadamente em LUCRO como deveriam!

Muitas coisas transitam na cabeça destes profissionais. Muitos investem o valioso tempo em processos burocráticos, outros em networking, outros em viagens.

No entanto, poucos ou raros que conheci mantêm o foco obstinado no que gera LUCRO! Suas conversas, reuniões e atitudes geralmente não estão voltadas 100% para esta questão.

Caros, uma direção que não deixa claro e não mantém a obstinação no LUCRO, não é vencedora e tenderá à mediocridade, investirá menos em tecnologia e produtos, remunerará menos e logo terá as piores equipes, gerará pouca inovação e competitividade.

Me pergunto: por que a geração de lucro não é tão clara para a direção? Por que visar o LUCRO é quase um sacrilégio? Nunca se desculpe por focar no LUCRO. Tudo começa e termina por ele. Ele é a razão de estarmos fazendo parte de uma organização! O time que move a organização entenderá a importância do foco, pois se beneficiará do resultado.

Por que não atestamos isso logo de saída, na cultura da empresa, no processo orçamentário, nas contratações, no dia a dia da operação e nas atitudes que valem por mil palavras?

Recomendo a reflexão sobre algumas questões que levam a duplicar o LUCRO das empresas em muito pouco tempo.

São eles:
Liderança – menos foco nos processos e mais foco no LUCRO. Seus gestores deveriam ser capazes de expressar e manter este propósito claro, de integrar e dar a direção, gerir emoção e dar suporte as iniciativas e ideias que geram LUCRO!

Criar a cultura de que “somos os melhores” – deixe claro a missão da sua empresa (para que sua liderança possa expressá-la!). Chega de missões metafisicas, demonstre claramente que seu objetivo é ser o melhor no que faz. Mostre isso no dia-a-dia!

Meritocracia? Pratique isso! Incentive seus talentos que geram LUCRO para organização. Demita, remunere e promova pela performance! Ao não exercer a meritocracia arruinamos tudo!

Resultados e não processos! Cuidado com os processos burocráticos, que tomam o tempo das pessoas e não focam em resultado. Pense que se realmente assumimos um novo conceito (da moda ou não), pergunte-se: qual a maneira mais rápida, direta e simples de implantá-lo?

Estimule todos a fazer mais com menos: custos são gerenciáveis até o ponto de sobrevivência. É muito importante que saibamos diferenciar os custos estratégicos – aqueles que geram LUCRO e devem ser mantidos até em tempos vacas magras -; dos que não são: corte, elimine todos os dias! Até o osso!

Não delegue demais e nem deixe de delegar! Não se delegam as questões que envolvem LUCRO ou que podem gerar LUCRO!

Não desperdice tempo! Se você já sabe a resposta, ainda que intuitivamente, tome a decisão! Excesso de estudos e demonstrações atrasam as decisões! Invista tempo nas questões estratégias do seu negócio. Tempo estratégico acabará em LUCRO, tempo não estratégico acabará em processo burocrático!

Senso de Urgência, decisões que levam meses devem ser descartadas!

Maximizar a satisfação do cliente leva a empresa a bancarrota! Cuidado em oferecer serviços além das expectativas do cliente sem que necessariamente eles queiram pagar por isso! Acrescente diferenciação que os clientes pagam por ela!

Traduzindo cultura em ação, com palavras não transformaremos a organização, com ações sim! Quer saber mais como podemos duplicar ou triplicar os LUCROS da sua empresa com ações? Entre em contato. Somos experts em eficiência e geração de LUCRO!

*Jean Paul Rebetez ([email protected]) é diretor de Consultoria da GS&AGR

Postagem anterior

As datas de varejo não vendem mais como antes, já notou?

Próxima Postagem

O Black Friday mostra sua força

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem

O Black Friday mostra sua força

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.