Se empresas são como engrenagens, como muitos falam por aí, sabemos que cada peça é importante para o bom funcionamento do quadro geral. E a Azul, companhia aérea brasileira fundada em 2008, resolveu investir pesado em seus colaboradores para melhorar sua estrutura e seus resultados.
“Somos uma empresa de pessoas, mas que também tem aeronaves. Somos uma empresa que entendemos muito bem a ponta. Como estão as coisas nos aeroportos, a bordo das aeronaves. Todas as empresas têm cultura, mas a Azul, desde a sua fundação, é focada em fortalecer a cultura da empresa”, revelou Jason Ward, VP de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, em podcast gravado com a Mercado&Consumo.
O bate-papo entre Jason, Rogério Chér, sócio fundador da Winx, e Gustavo Grohmann, editor da Mercado&Consumo, trouxe à tona o case de sucesso da empresa em relação ao engajamento de seus colaboradores nos últimos cinco anos. “O case da Azul é um case singular. A Azul começou uma jornada em 2019, quando a favorabilidade do seu engajamento era de 76%, na faixa regular. Com um nível de participação de 72%, também enquadrado como regular. De lá para cá, conseguimos alcançar os 87% na favorabilidade e 82% na participação. Mesmo com uma pandemia pelo caminho e uma crise no setor aéreo”, revelou o executivo da Winx, HR Tech focada em Employee Experience & Engagement, que tem auxiliado a Azul na melhora do engajamento.
Mas será que a Azul vai parar por aí? “Não temos uma meta exata de um número para atingir. Nós continuaremos acolhendo o tripulante. Escutando o tripulante. Cuidando bem dele. Estamos focados em melhorar cada vez mais nossa liderança. O que não vamos aceitar é deixar que esses números caiam. Achar que chegamos em um ponto que não temos mais o que melhorar. Sempre teremos. Não somos perfeitos, mas queremos ser”, afirmou Ward.
Quer saber o segredo da Azul para conseguir uma melhora significativa no engajamento de seus colaboradores e tudo que envolveu este case de sucesso da companhia aérea? Ouça o podcast abaixo!
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Imagem: Shutterstock