Segundo pesquisa realizada pela AppsFlyer, empresa de mensuração e análise de dados para aplicativos, as compras via apps na Black Friday desse ano cresceram 12% no Brasil. O estudo também mostra o país no topo da lista dentre os que tiveram um crescimento de vendas via apps, de janeiro até o momento.
“Mesmo diante das incertezas que permearam o setor em 2023, vimos esse crescimento tão importante nos gastos com compras via aplicativos”, afirma Renata Altemari, diretora executiva da AppsFlyer no Brasil. “A sensação é de dever cumprido, mas não finalizado, já que nossa missão é oferecer suporte e ferramentas aos profissionais de marketing, que têm atuado com resiliência e adaptabilidade”, complementa.
De acordo com a executiva, a palavra-chave deste ano, marcado por tantos desafios, é eficiência, com empresas focadas em vendas, leads qualificados e tráfego orgânico, considerando as restrições em privacidade, que dificultam a mensuração e tomada de decisões, e já são uma realidade.
Na data considerada a mais importante do ano para o varejo eletrônico, o Brasil apresentou o crescimento de 12% nas compras via apps – ficando atrás apenas do Reino Unido (22%), da França (18%) e dos Estados Unidos (13%), na comparação ao mesmo período em 2022. Já, no período entre janeiro e novembro deste ano, o Brasil é o líder em vendas em mobile commerce, com 22% de gastos do consumidor até a Black Friday, à frente de países como Estados Unidos e França, com 19%.
iOS em destaque
Outros dados interessantes do estudo envolveram a expressividade do iOS, com instalações não-orgânicas de aplicativos apresentando 87% de crescimento pelo sistema da Apple no período, quando comparado ao ano passado. Em relação ao market share dos usuários pagantes, houve um crescimento de 11,4% no iOS e 4,7% no Android.
“Isso mostra os movimentos com o iOS no setor, com os profissionais de marketing reconhecendo sua importância no cenário digital atual, e incluindo em planejamentos e alocações de recursos de forma bastante estratégica, a fim de capitalizar por meio da plataforma”, explica Altemari, que ressalta o retorno significativo que o segmento vem tendo por meio desses investimentos e a importância de dar sequência a ações do tipo.
“Nosso compromisso de permanecer à frente das tendências do setor, e entender a realidade da privacidade em evolução provou ser crucial para maximizar o impacto das campanhas da Black Friday”, finaliza Sue Azari, líder do Setor de Comércio Eletrônico da AppsFlyer global.
Com informações de Mercado&Tech
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