Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros possuem perfis nas redes sociais

Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta o Instagram (64%) como a plataforma favorita entre os empreendedores

Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros possuem perfis nas redes sociais, sendo o Instagram (64%) a plataforma favorita entre os empreendedores, de acordo com dados do levantamento “Transformação Digital nos Pequenos Negócios“, realizado pelo Sebrae. O estudo também destaca o Facebook como a segunda rede mais popular (41%), seguido pelo LinkedIn (6%), TikTok (3%), Youtube e X (antigo Twitter), ambos com 2%, e Kwai (1%).

A pesquisa aponta que o catálogo de produtos e o canal para contato com a empresa “Fale Conosco” são os serviços com maior disponibilidade nas páginas dos pequenos negócios. Em grande parte desses perfis, também é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).

“O mundo hoje é digital. Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Dentre os segmentos, o mercado de beleza se destaca, representando 83% dos perfis nas redes sociais, seguido pela indústria alimentícia (82%). Os negócios ligados à economia criativa (79%), pet shops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença nas plataformas.

“Nosso esforço tem sido de contribuir para que os donos de micro e pequenas empresas consigam digitalizar seu negócio, ampliando as possibilidades de mercado”, acrescenta Lima.

Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist