A Maersk anunciou que estenderá uma pausa já em andamento “pelo futuro previsível” no tráfego de seus navios no Mar Vermelho e no Golfo de Áden. A companhia de transporte marítimo dinamarquesa recorrerá a uma rota mais ao sul, pelo Cabo da Boa Esperança, o que provoca atrasos e também maior custo.
A empresa lembra que, em 2 de janeiro, havia anunciado uma pausa no tráfego no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, diante de ataques recentes, atribuídos a rebeldes houthis do Iêmen.
A situação “permanece altamente volátil” e “toda a inteligência disponível para nós confirma que o risco de segurança continua em um nível significativamente elevado”, afirma a Maersk.
Com isso, a empresa optou pela mudança de rota em todas as embarcações.
“Entendemos o impacto potencial que isso terá em nossas operações de logística, mas fiquem com a garantia de que todas as decisões têm sido consideradas de modo cuidadoso e priorizam no fim das contas a segurança de nossas embarcações, do pessoal e de suas cargas”, afirma o comunicado.
A suspensão das viagens na rota afetada deve ainda dar aos clientes mais consistência e previsibilidade, apesar dos atrasos associados com a mudança, aponta.
A Maersk diz que continua a esperar uma solução “sustentável no futuro próximo”, mas “encoraja os clientes a se preparar para que persistam as complicações na área e para problema significativo na rede global” de transporte de mercadorias.
Ataques em 2023
A Moller-Maersk, empresa de transporte e logística, revelou que planeja reiniciar os embarques através do Mar Vermelho depois de interromper as operações no início deste mês, após ataques a seus navios. A empresa disse que começou a se preparar para permitir que os navios retomem os movimentos no sentido leste e oeste pelo Mar Vermelho, uma via navegável que leva ao Canal de Suez e uma importante via para o comércio global.
“Estamos atualmente trabalhando nos planos para que os primeiros navios façam o trânsito e para que isso aconteça o mais rápido possível operacionalmente”, disse a empresa em um comunicado ao cliente que também alertou que seus planos poderiam mudar novamente.
Com informações de Estadão Conteúdo.
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