Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Health Food – a nova frente de expansão dos restaurantes e fast foods

Marcos Hirai de Marcos Hirai
5 de abril de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Alimentos sem glúten, sem lactose, veganos, funcionais, zero, raw, sucos prensados a frio, integrais, sem açúcar, orgânicos, semi-vegetarianos… Você provavelmente já ouviu estas palavras e talvez já faça parte desta nova onda baseada em alimentos que supostamente têm efeitos específicos para a saúde humana, além de representarem uma dieta saudável.

E este segmento começa a transformar as primeiras redes de restaurantes e fast foods em grandes redes de lojas próprias e franquias e, consequentemente, passam a invadir a paisagem das ruas e dos shopping centers brasileiros.

Numa retrospectiva rápida, talvez essa onda tenha se iniciado nas praias do Rio de Janeiro, no final dos anos 70, com a famosa barraca do Pepê e seus sanduíches naturais, que era a mais fiel tradução do estilo de vida dos cariocas, com suas praias e o mar como uma extensão de suas casas. Depois ela se espalhou pelas ruas de Copacabana, com as miríades de casas de sucos, que teve na Bibi Sucos seu exemplo mais bem sucedido. Na sequência, os açaís de tigela das praias da Barra da Tijuca e as primeiras unidades das famosas saladas do Delírio Tropical e o cardápio saudável do Balada Mix. Todas elas se consolidaram e se tornaram empresas com diversas filiais e franquias.

Logo depois, em São Paulo, surgiram algumas redes como a finada Wraps, a rede Selleti e os inovadores bowls de saladas da americana Salad Creations, que, recentemente, se repaginou na atualizada Boali. Nos últimos anos, inúmeras redes vêm pipocando em todo o Brasil. Raw veganas como a gaúcha Urban Farmcy, a carioca Green People, as paulistanas Urban Remedy, The Juice Lab, Club Life to Go, Frutaria São Paulo, todas elas com sucos prensados e cardápios de comidas prontas frescas, com opções sem glúten e sem lactose. Na área de fast foods duas redes do interior de São Paulo: Villa Roxa e Mr Fit, entre outros.  Recentemente, os shopping centers começaram a ver a moda do Poke, prato de origem havaiana com pedaços de peixe cru.

Nos últimos cinco anos, o segmento de alimentação saudável registrou um crescimento médio de 12,3% ao ano e as previsões para o futuro são positivas: a Euromonitor estima que esse setor continue crescendo cerca de 4,4% ao ano até 2021. O Brasil já é o quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo – em 2017, o setor faturou mais de 93 bilhões de reais. Pesquisas apontam que, ao mesmo tempo em que buscam uma alimentação rápida, os consumidores estão preocupados com o conteúdo nutricional de sua refeição e o efeito que ela terá em sua saúde.

O percentual de brasileiros que se preocupam com a qualidade dos alimentos que consomem ainda é pequeno. Este não é o resultado de nenhuma pesquisa, mas é fácil de constatar nas rodas de conversa ou dando uma rápida olhada nos carrinhos de supermercado. Porém, há sim um número cada vez maior de interessados em praticar uma alimentação segura e consciente.

O aumento do acesso à informação, os reflexos positivos das mudanças alimentares na qualidade de vida e o aprimoramento dos produtos oferecidos nos supermercados são alguns dos fatores que indicam que este segmento ainda crescerá muito por aqui.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Rede de fast food saudável Mr. Fit cresce 70% em 2017

Próxima Postagem

Drogaria São Paulo patrocina projeto cultural para pacientes em hospitais

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país
Franquias

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca
Artigos

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025
NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy
Varejo

NBA House 2025 vira vitrine para ativações de Hellmann’s, Sadia, TNT e Hennessy

5 de junho de 2025
Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop
Varejo

Asus investe em varejo físico e inaugura espaço para testar computador na Fast Shop

5 de junho de 2025
Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Próxima Postagem
Drogaria São Paulo patrocina projeto cultural para pacientes em hospitais

Drogaria São Paulo patrocina projeto cultural para pacientes em hospitais

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Visa lança empresa para impulsionar inovação em soluções digitais de movimentação financeira

Visa lança Visa Conecta com foco em inovação em soluções de movimentação financeira

5 de junho de 2025
Vida Veg lança seu primeiro multivitamínico infantil

Vida Veg lança seu primeiro multivitamínico infantil

5 de junho de 2025
RS divulga comunicado sobre nova investigação de suspeita de gripe aviária

RS divulga comunicado sobre nova investigação de suspeita de gripe aviária

5 de junho de 2025
Turismo sobe 6% e bate recorde no País no primeiro trimestre

Turismo sobe 6% e bate recorde no País no primeiro trimestre

5 de junho de 2025
Franqueadora portuguesa vira porta de entrada para brasileiros que desejam empreender no país

Franqueadora de Portugal vira porta de entrada para brasileiros que querem empreender no país

5 de junho de 2025
Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

Mascotes nos shoppings: estratégia de marketing afetiva e efetiva para conectar e fortalecer a marca

5 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.