Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O varejo, o consumo e a transformação digital nos serviços financeiros

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de abril de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais um passo importante foi dado na semana passada no processo de transformação digital dos serviços financeiros no Brasil com a liberação, pelo Banco Central, do uso do WhatsApp para transferência de pagamentos entre usuários, com potencial impacto futuro no varejo e no consumo, quando for disponibilizado, em breve, para uso entre usuários e empresas.

Essa é mais uma etapa importante na jornada liderada pelo Banco Central que, de forma visionária, tem estado à frente das iniciativas de transformação, modernização e desconcentração dos serviços financeiros no País nos últimos anos, ao estimular a expansão das fintechs, lançar a plataforma de pagamentos instantâneos Pix, promover o Open Banking, apoiar o Cadastro Positivo e reduzir de forma histórica as taxas reais de juros, estimulando a concorrência controlada e saudável na prestação dos serviços financeiros.

Com isso, o Banco Central tem feito chegar até consumidores finais a redução estrutural das taxas nominais e reais de juros, um dos principais motores no aumento da demanda e do consumo, que viabiliza o aumento das vendas no varejo e amplia o potencial da indústria de consumo local, tanto para duráveis quanto para não duráveis.

Sempre é importante lembrar que, pré-pandemia, o total do crédito às famílias no Brasil representava 28% do PIB, quando, em economias similares, esse percentual variava de 50% a mais de 100% do PIB.

Para complicar ainda mais o cenário, os cinco maiores bancos do País (Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander) em 2018 detinham 83,8% desse total, participação que caiu para 81% no final de 2019. Os números de 2020 estão fortemente influenciados pela reflexos da pandemia, redução de salários e auxílio emergencial, e devem ser analisados com cautela.

Em junho do ano passado, havia sido solicitada autorização para o lançamento do WhatsPay, que foi analisada pelo Banco Central e convenientemente protelada na espera do lançamento da plataforma Pix, que ocorreu em novembro. A autorização para uso da plataforma para transferência entre usuários é mais uma etapa importante, especialmente pela massificação do uso do aplicativo e pelo poder de fogo de seus promotores e agentes envolvidos, Visa, Master e Cielo, dentre outros. Lembrando que Cielo tem como principais acionistas o Banco do Brasil e o Bradesco.

Mas outros players vão continuar avançando nesse campo que envolve todos os arranjos de pagamentos e serviços financeiros, como PicPay, Mercado Pago, o Carrefour com seu banco, Via Varejo, Riachuelo com a Midway, Renner, B2W-Americanas, Magalu e outros mais, sem falar nas cooperativas de crédito, sinalizando uma transformação estratégica e estrutural, para além do digital, que vai redesenhar todo o setor no Brasil, democratizando o crédito ao varejo e ao consumo e reconfigurando a oferta e o uso dos meios de pagamentos no Brasil.

Importante também destacar que os arranjos de pagamentos e seu potencial na ampliação da oferta de serviços financeiros estão na base da lógica de expansão dos Ecossistemas de Negócios e trazem consigo a possibilidade de, adicionalmente, monitorar fluxos financeiros e desenvolver mecanismos preditivos de comportamento setorial, regional e segmentados, fator crítico da criação e sustentação da vantagem competitiva e estratégica dos Ecossistemas. Tudo a ver.

Se tem algo que devemos ressaltar, apoiar e elogiar no atual cenário político e econômico do Brasil atual é essa transformação empreendida e coordenada pelo Banco Central, que irá contribuir para que o País continue a ser um benchmarking global em serviços financeiros, porém, de forma mais democrática, especialmente no crédito pessoa física, uma vez que muitos desses arranjos de pagamentos migrarão, naturalmente, para incorporar o crédito na sua oferta de serviços.

Os tempos são sombrios, mas a perspectiva é que, ao menos nesse campo, o Brasil vai, definitivamente, sair da pandemia estruturalmente melhor do que entrou.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvea Ecosystem.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Nike reforça vendas diretas ao consumidor e amplia lojas omnichannel

Próxima Postagem

Game faz Boticário aumentar engajamento de funcionários em treinamentos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Game desenvolvido pela Benkyou com o Grupo Boticário

Game faz Boticário aumentar engajamento de funcionários em treinamentos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.