Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como beneficiar a sua F&A com a integração e gestão dos processos

Roberto de Souza Furtado de Roberto de Souza Furtado
5 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como beneficiar a sua F&A com a integração e gestão dos processos

As fusões e aquisições (F&A) empresariais têm tido grande importância para a estratégia das organizações. No processo de retomada da economia mundial, por diferentes questões, como expansão do mercado, ampliação de capacidade operacional, ampliação e distribuição do alcance da marca, muitas organizações derivam para novos negócios, entre eles as F&A.

Grandes fusões e aquisições também envolvem grandes preocupações das empresas que as pretendem realizar. Essas operações entre as empresas acontecem em um âmbito estratégico e em grande parte sigiloso, não sendo possível, no momento das negociações, realizar um diagnóstico na operação, não garantindo a harmonia dos processos e interferindo nos resultados finais esperados e projetados na F&A. Dentro das etapas necessárias para se chegar à meta estabelecida, está a integração principalmente dos processos entre os colaboradores e sistemas operacionais.

Na legislação brasileira, a fusão é regulamentada pela Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº. 6404/76), que a caracteriza como “a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”, e depende de autorização em Assembleia Geral.

Como beneficiar a sua F&A com a integração e gestão da análise dos processos

Podem ser inúmeros os benefícios e os motivos para as empresas se fundirem: custos de produção, ganho de mercado, novos mercados, lançamento de produtos e economia de custos de produção.

Com a fusão, também se fundem diferentes aspectos entre as organizações, como cultura, pessoal e conhecimentos técnicos. Todos envolvem processos que devem ser realizados mantendo a engrenagem em funcionamento.

Como realizar uma análise de processos e sair com quick wins

a) Estudo preliminar – Necessidades de cada organização

Levando em consideração os principais dados da organização, uma das ferramentas que você pode obter a partir da aplicação da matriz SWOT [strengths, weaknesses, opportunities e threats], priorize os principais processos que devem passar por uma análise. A priorização é fundamental , pois tentar analisar todos os processos geralmente acabam em pilhas de documentos, sendo um erro realizá-lo

A priorização considera os processos ponta a ponta e que geram um resultado que agrega valor para o cliente e/ou para o negócio.

Lembrando que os processos selecionados devem contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos da organização e/ou gerar impactos diretos na experiência do cliente.

b) Planejamento

  • No trabalho de planejamento envolve questões como:
  • Delimitar o escopo de análise (até que ponto a análise vai avançar? O objetivo futuro é documentar, padronizar ou transformar?);
  • Definir padrões de coleta de informação;
  • Montar uma equipe de análise e definir papéis.

c) Execução

Neste momento, criar uma visão de processo única e padronizada, aquela que atenda com os objetivos da análise de processos entre as organizações

d) Monitoramento e melhorias

É natural surgir novas ideias de melhorias, imediatas, rápidas e de baixo custo. Provavelmente também surgirão ideias de iniciativas a longo prazo, como planos de ação e projetos.

Importante que ao final da análise saia uma lista das Principais ações que podem sair como quick wins para rápida aplicação e Projetos para avaliação e posterior implantação proporcionando retorno em diferentes aspectos ao negócio como redução de custos, aumento de receita , produtividade, sinergia entre os processos e colaboradores.

Conclusão

A análise de processos é fundamental, a partir delas as pessoas conseguem entender a dinâmica da organização, podendo visualizar melhor os impactos que as suas ações e decisões causam no ciclo produtivo da organização .

Criar essa perspectiva nas organizações não é tarefa fácil. Por isso, contratar uma consultoria de processos pode ser uma boa opção.

Benefícios de uma consultoria

  • Conhecimento de mercado (diferentes players);
  • Ampliação de soluções diferenciado ao negócio (ferramentas e técnicas aprimoradas);
  • Apoio na tomada de decisões (amparo de dados do mercado interno e externo);
  • Aumento da eficiência e produtividade (equipe dedicada);
  • Aumento de motivação entre as equipes (problemas em tratamento);
  • Disponibilidade e agilidade.

Roberto de Souza Furtado é consultor na Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O varejo digital e seu novo mercado consumidor

Próxima Postagem

Alexa vai alertar cliente da Amazon com antecedência sobre produtos em promoção

Roberto de Souza Furtado

Roberto de Souza Furtado

Executivo, profissional multidisciplinar com 14 anos de experiência em Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico em ambientes de grande porte empresarial , e Head em equipes de alta performance e implantação de estratégias de negócios para Fintech e Techfin como Gerente de Portfolio em nível corporativo. Grande entusiasta de ferramentas disruptivas como: IA Inteligência Artificial- machine learning ,IOT Internet das coisas, Experiencias Imersivas (Realidade virtual e Aumentada), Edge e Cloud Computing, Blockchain e energia renovável.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Alexa vai alertar cliente da Amazon com antecedência sobre produtos em promoção

Alexa vai alertar cliente da Amazon com antecedência sobre produtos em promoção

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.