Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ninguém ganha em um jogo de soma zero

Caroline Bittencourt de Caroline Bittencourt
5 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Ninguém ganha em um jogo de soma zero

Desde 2019, quando cofundamos o movimento Franchising Consciente, em parceria com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, temos tido um olhar mais aprofundado para as questões que envolvem os temas de ESG no Brasil e no mundo. E, cada vez mais, temos um olhar para as questões que envolvem o tratamento com nossos stakeholders.

Quando falamos sobre nosso propósito de “desenvolver empresas, multiplicar sucesso e realizar sonhos”, estamos considerando o nosso impacto, não apenas em nossos clientes, mas também na sociedade e nas comunidades que irão se desenvolver a partir da escalabilidade dos negócios que apoiamos ao longo dos anos. Então, de forma clara, fazem parte do grupo que nos afetam ou que podem ser afetados por nossa empresa, e, portanto, importantes para o nosso negócio.

Recentemente, ouvi sobre o termo “jogo de soma zero” e isso me deixou com alguns ecos. Em nossa sociedade, sempre tivemos o conceito de que para alguém ganhar, o outro necessariamente vai perder. Isso gera um tremendo senso de individualismo e competição na sociedade, e as desigualdades acabam sendo ferramentas para dividir as pessoas.

E esse comportamento/mentalidade reverbera nas empresas que também tiveram (e ainda têm) que passar pela transição da mentalidade de geração de valor para os acionistas e os stakeholders.

Sempre somos encorajados a ir atrás de nossos interesses individuais, mas a mágica acontece quando a soma das duas partes se torna positiva. A geração de valor entre os elos da cadeia passa a ser mútua e a superação de barreiras acontece quando um sobe e puxa o outro, criando o que já chamaram de um “dividendo de solidariedade”. E isso destrava uma imensidão de novas possibilidades.

Um bom exemplo são as empresas que investem de forma intencional em ter a diversidade representada em seus times. As diferentes origens e repertórios trabalhando juntos com um objetivo comum e a consciência de que as questões que impactam um grupo podem trazer mudanças significativas para a cultura da empresa e os resultados. Disposição para ouvir, aprender e reconhecer que cada um tem um papel importante para o todo cria um ambiente mais colaborativo e engajado.

Outro exemplo que fala com nosso core business é a relação de interdependência entre franqueados e franqueadores, onde ambos têm poder de influência no negócio do outro e são parceiros de alto valor. Um franqueador não vende apenas uma franquia. Ele estabelece um novo relacionamento de longo prazo em que a moeda vai muito além de um contrato e de taxas do sistema.

O franqueado não investe apenas em um negócio. Ele acredita no conhecimento e na reputação da marca e conta com o franqueador para ter sucesso e fazer acontecer na prática a estratégia de expansão da marca. A relação se estabelece com altas doses de transparência, empatia, cuidado e acolhimento. E é com esse direcionador que estamos cada vez mais empenhados em desenvolver um franchising mais consciente e colaborativo.

Com a adoção dessa mentalidade de colaboração, abrimos as possibilidades para que as empresas tenham mais resultado e de forma sustentável. Engajamento e respeito pelos seus stakeholders geram não apenas lealdade dos consumidores, mas também fortalecem a reputação e o valor da marca. Ao final, todos saem ganhando em um jogo de soma positiva.

Caroline Bittencourt é diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

 

 

Postagem anterior

Web Summit Rio: Design rouba a cena no último dia do evento

Próxima Postagem

Grupos regionais apostam em atacarejos e formato se multiplica pelo País

Caroline Bittencourt

Caroline Bittencourt

Diretora de relacionamento e experiência do Grupo Bittencourt, Caroline tem mais de 15 anos de atuação em marketing, pesquisa e conteúdo. É especiasta em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa -, análise de dados estratégicos, avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos, análise de tendências e comportamento de consumo. Atua, ainda, em pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Grupos regionais apostam em atacarejos e formato se multiplica pelo País

Grupos regionais apostam em atacarejos e formato se multiplica pelo País

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.