Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Neoindustrialização, marca e distribuição: está na hora de pensar diferente

Momentum 1.018

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Exportação de café brasileiro em julho cresce 25,7%, para 3,774 milhões de sacas, aponta Cecafé

Importantes iniciativas têm sido propostas na tentativa de resgatar uma maior representatividade do setor industrial brasileiro. Mas não podemos esquecer que o passado não volta e é preciso pensar, refletir e agir em linha com as irreversíveis transformações estruturais que a tecnologia, o digital e a evolução do mundo impõem.

Em primeiro lugar, porque as sociedades evoluem e é inevitável o crescimento da participação do setor de serviços no PIB dos países, incluindo o comércio e o varejo.

Nas economias mais desenvolvidas, o setor de serviços representa, em média, 68% do PIB. No Brasil, enquanto o setor industrial involuiu sua participação de 23%, em 2000, para 20,7%, em 2022, no setor de serviços houve um crescimento de 58,3%, em 2000, para 58,9%, em 2022. Já no agro houve significativa evolução, de 4,8% para 6,8% no mesmo período.

Quanto mais madura uma sociedade, maior será a participação dos serviços nas despesas familiares e sua representatividade no PIB envolvendo saúde, educação, viagens, turismo, lazer, entretenimento, foodservice, experiências, cultura e muito mais.

Cada economia tem suas próprias vocações decorrentes das mais diversas situações. É preciso um planejamento estratégico, com visão de longo prazo, para potencializar o que é natural. No caso brasileiro, está mais do que provado que temos um potencial incrível para evoluirmos muito mais em tudo o que disser respeito ao agro. E os resultados setoriais desse primeiro trimestre mostram o quanto isso é verdadeiro.

É preciso reconhecer que temos iniciativas que criaram benchmarks globais na área industrial, como os casos da Embraer, Weg, JBS, Tramontina, Boticário, Grendene, Alpargatas, Natura e outras mais. Esses são exemplos importantes de nossa capacidade e condições de sermos competitivos a partir da indústria no cenário global. Em alguns casos, numa competente combinação de produto, marca e canal de distribuição, que pode ainda agregar serviços, em ambitente físicos e digital, fechando um ciclo virtuoso de competitividade.

Vale destacar que esse ciclo virtuoso de competitividade, combinando esses quatro elementos, está cada vez mais presente em empresas líderes globais na área de consumo em seus segmentos, como Nestlé-Nespresso, P&G, Unilever, JBS e AB InBev.

No caso de Boticário, Natura, JBS, Tramontina, Grendene e Alpargatas, que, a partir de sua origem industrial, se reposicionaram, agregando outras competências, se reinventando, tornando-se líderes e referências globais em seus segmentos.

De forma clara, essa visão pode e deve ser estendida para nossa atuação no agronegócio, dentro da mesma lógica, para evoluir de produtores e fornecedores de commodities, com preços fixados pela flutuação da oferta e demanda, para marca e distribuição, permitindo preços e margens mais significativos.

É sempre importante lembrar a questão do café tipo arábica, que sai da lavoura cotado a R$ 16,65 o quilo, para retornar embalado em cápsula a R$ 530 o quilo, agregando produção, distribuição, marketing e logística.

Na área do consumo é importante, de fato, repensar e buscar caminhos para uma revitalização no setor industrial, que perdeu protagonismo por suas próprias opções e ações, mas muito mais importante é pensar estrategicamente, em termos modernos e globais, para avançar na cadeia de valor, agregando marca, distribuição e serviços, gerando muito mais receitas, emprego e renda para o País.

Vale refletir.

Nota: Esses elementos que impactam a transformação do varejo e do consumo serão apresentados e debatidos para os mais diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios no Latam Retail Show, que terá como tema central “Back to the Future” e será realizado de 19 a 21 de setembro.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Decolar expande oferta omnicanal e aposta em lojas físicas próprias e franquias

Próxima Postagem

Executivos discutem as tendências do setor durante o Connection Foodservice 2023

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Foodservice

Executivos discutem as tendências do setor durante o Connection Foodservice 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.