Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundo

Roberta Faria de Roberta Faria
5 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Em maio, fiz uma viagem muito especial. Junto a uma pequena grande delegação brasileira, participei do Engage for Good, maior evento de marketing de causa do mundo que neste ano aconteceu de 14 a 16 de maio, em Minneapolis, nos Estados Unidos. 

O plano era, além de assistir juntos a palestras e workshops com as maiores empresas e ONGs do planeta, fazer encontros exclusivos de conteúdo, visitas técnicas a varejistas americanos para conhecer campanhas de doação e produtos sociais, um pouco de turismo e muito networking. Mas trouxemos muito mais do que o previsto na bagagem.

Quatro pioneiros toparam essa aventura: Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social para a América Latina da Ambev; Giuliana Ortega, diretora de ESG, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da RD Saúde ; Otavio Dias, CEO da Repense Comunicação; e Rodrigo Cruz, VP de Varejo e Comercial da Petz. Não à toa, quatro megalideranças que são vanguarda também do impacto social corporativo, que apostam no que nunca foi feito antes.

Junto comigo e com as minhas sócias, Christianne Toledo e Raíssa Pena, fomos conhecer de perto cases incríveis de marcas e organizações sociais trabalhando juntas para resolver os maiores desafios da humanidade e do planeta.

O que aprendi no maior evento de marketing de causa do mundoMe marcou particularmente o formato de muitas sessões: líderes de grandes marcas dividindo o microfone com representantes das ONGs que beneficiam e com quem criam produtos e projetos em conjunto. ​​Mas dividindo mesmo. Os representantes das causas não estavam como tokens ou meras imagens ilustrativas, mas como parceiros criativos e estratégicos.

Matt Brutocao, VP global de marketing da Mattel, por exemplo, teve uma palestra concorrida – provavelmente pelo sucesso recente do filme “Barbie”. Ele apresentou o case da criação da Barbie com síndrome de Down, ao lado de Kayla Mckeon, pessoa com a síndrome e integrante da National Down Syndrome Society. Kayla contou sobre como a associação foi convidada a participar, desde o início, do processo de produção e divulgação da nova Barbie, lançada em 2023, e sobre como se emocionou ao ver, finalmente, na boneca detalhes do próprio corpo.

Em outras sessões com formato parecido, ouvimos de ativistas e representantes de grandes causas,  como a das mulheres, das pessoas negras, das pessoas com deficiência, das comunidades indígenas. E um mantra valioso que ouço em eventos brasileiros também: “nada sobre nós sem nós”.

Com o lema “Transformar momentos em movimentos”, o fórum, além de nos inspirar com cases, workshops e palestras, nos provoca a levantar da cadeira. Algumas lideranças negras que falaram no evento, por exemplo, convidaram os espectadores a visitar o memorial erguido a George Floyd, assassinado pela polícia de Minneapolis, em maio de 2020, que virou símbolo do movimento Black Lives Matter. E assim o fizemos. Esse foi, definitivamente, um dos momentos mais intensos e potentes da viagem. Recebidos por Angela Harrison, tia de Floyd, nos lembramos da força da organização coletiva e do elo invisível e indissolúvel que conecta pessoas que lutam pela mesma causa.

Voltamos inspirados e seguros da responsabilidade e do poder de transformação das organizações que representamos. Agora é converter a intenção em ação.

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as 5 marcas mais valiosas do Brasil

Próxima Postagem

NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

NBA House leva a maior edição do evento ao Parque Villa-Lobos em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.