Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Carrefour Express: “Franquia era caminho natural”, afirma diretor-executivo

Varejista acaba de lançar, no Brasil, modelo que já é adotado no exterior

Aiana Freitas de Aiana Freitas
5 de julho de 2023
no Destaque do dia, Franquias, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Carrefour Express: "Franquia era caminho natural", afirma diretor-executivo

Estande do Grupo Bittencourt apresenta as franquias do Carrefour Express na ABF Franchising Expo, em São Paulo

A franquia Carrefour Express, lançada recentemente pela empresa, já é um modelo adotado em outras partes do mundo e naturalmente seria implementada aqui no País, afirma o diretor-executivo de Proximidade do Grupo Carrefour Brasil, João Edson Gravata. Para ele, o modelo é apropriado porque permite que o franqueado acompanhe de perto o desenvolvimento do negócio – enquanto o grupo “cuida” de questões como inteligência de definição de sortimento, estratégia de exposição de mercadoria e política de preços regulares e promocionais.

A empresa lançou o modelo de franquias durante a ABF Franchising Expo 2023, evento que contou com cobertura especial da Mercado&Consumo. O Carrefour Express é o modelo de proximidade do Grupo que pode ser posicionado em ruas ou centros comerciais e também pode ser implantado em condomínios, de forma 100% autônoma, para atender às demandas de moradores de áreas residenciais ou trabalhadores de conjuntos empresariais.

“O fraqueado conhece todos os moradores de um condomínio, por exemplo, e ele se conecta muito rapidamente com eles para entender a demanda. Eu não tenho dúvida de que a expansão desse modelo de loja é muito mais acelerada no modelo de franquias do que no modelo próprio”, afirma o executivo. “Era um caminho natural.”

O Carrefour opera com a marca Express há vários anos na Europa, também por meio de franquias. A bandeira chegou aqui em 2014 e o modelo de franquia era estudado há alguns anos em parceria com o Grupo Bittencourt, da Gouvêa Ecosystem. A pandemia de covid-19 levou à suspensão temporária dos planos.

“Recentemente nós retomamos os planos e foi feito um trabalho que chamamos de cocriação: a Bittencourt trouxe a expertise da consultoria no segmento de franquias e o Carrefour trouxe a expertise na operação do varejo alimentar, no conhecimento do modelo, nas suas diversas formas”, define Gravata.

As lojas autônomas de condomínio foram lançadas no Brasil em 2020, bem no meio da pandemia. Num mercado dominado por startups, o grupo criou um conceito próprio de loja, com um espaço bem definido e acessível por meio de aplicativo. “A jornada de aprendizado foi incrível. Lançamos o modelo em 2020, mas só expandimos quase um ano depois, porque trabalhamos no conceito, fazendo uma série de testes que nos possibilitaram avançar”, conta o executivo.

Desde o começo, porém, também estava claro que a melhor forma de expandir esse conceito era por meio de franquias. “O modelo tem muito da dinâmica de um franqueado que acompanha de perto o desenvolvimento do negócio”, diz.

A CEO do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt, colunista da Mercado&Consumo, destaca a forma como o Carrefour se inseriu no modelo de franquias no Brasil. “A empresa foi muito consciente. A gente fez um estudo que indicava que os caminhos de loja autônoma, essa relação de conveniência, estava crescendo no Brasil e que a equação financeira se resolvia via franchising. O Carrefour teve a ousadia de revisar o conceito antes de lançar a franquia. Hoje essa loja está mais atenta aos aspectos de comunidade e de ESG. É uma loja mais contemporânea, que dialoga mais com o consumidor.”

Tanto Lyana quanto Gravata foram até a França observar os modelos de franchising e de varejo alimentar do Carrefour na sua origem. “As melhores práticas em franchising ditam multiformatos e é isso que o Carrefour tem: formatos aderentes àquela vizinhança, àquele mercado, àquele comportamento de consumo daquela região”, complementa Lyana.

O investimento em uma franquia do Carrefour Express parte de R$ 150 mil – o valor mínimo para lojas autônomas de condomínios residenciais. A empresa não exige, necessariamente, experiência do franqueado no setor.

“A gente entende que a experiência no varejo alimentar no Brasil desenvolvida nos últimos anos com o modelo de proximidade nos dá condições de oferecer um pacote de conhecimento, de técnica e de ferramenta para o franqueado se sentir muito à vontade para estar conosco. No fim do dia, a gente quer que o franqueado foque no entendimento do cliente. Não quero que ele se preocupe com o momento de abastecer a loja, com quanto pagou na última mercadoria ou vai pagar na próxima. O que a gente quer é que ele atenda ao cliente, entenda o que ele quer para que a gente possa realimentar continuamente esses processos. Nós acreditamos firmemente que a combinação desses fatores vai fazer esse negócio ser ainda mais forte”, diz Gravata.

Lyana Bittencourt explica que o conceito foi desenvolvido a partir do suporte que o Carrefour já tem dentro de casa, de extrema relevância para potenciais franqueados. “Os franqueados do Carrefour se sentem mais seguros numa empresa grande, porque ela tem inteligência, já operou diversas lojas. A percepção é: ‘Isso é franquia? Então eu posso representar esse pedacinho aqui no Carrefour naquela região.”

Imagem: Aiana Freitas

Postagem anterior

Adaptabilidade é o próximo passo da Inteligência Artificial para o sucesso da sua empresa

Próxima Postagem

Passagens aéreas: Silveira pede às empresas estudos para reduzir preços

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Setor de serviços cresce 1,1% em outubro e atinge patamar recorde

Passagens aéreas: Silveira pede às empresas estudos para reduzir preços

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.