Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O futuro do trabalho e a IA como instrumento para impulsionar equipes, não para substituí-las

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
5 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O futuro do trabalho e a IA como instrumento para impulsionar equipes, não para substituí-las

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma força transformadora em diversos setores e a área de Recursos Humanos (RH) não ficou para trás. Segundo uma pesquisa recente apresentada na 21ª edição do HR First Class, evento que reúne líderes e executivos de RH das maiores empresas do Brasil, com patrocínio da Safe Care, empresa especializada em gestão 360 de planos de saúde corporativos, a IA está se tornando um elemento imprescindível nas estratégias corporativas de RH, trazendo consigo um leque de perspectivas, soluções e desafios.

Uma conclusão relevante da pesquisa revela que a substituição de empregos por IA não é a principal preocupação dos líderes de RH. Apenas 6% dos entrevistados se mostraram preocupados com essa questão. Isso reflete um crescente reconhecimento de que a IA, especialmente para líderes e áreas estratégicas como RH, não representa uma ameaça direta aos empregos, mas sim uma ferramenta capaz de aprimorar o desempenho, a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões das equipes. Além disso, a IA pode automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para atividades mais estratégicas e criando novas oportunidades de trabalho.

Os resultados da pesquisa também revelam uma adoção significativa da ferramenta: mais da metade das empresas pesquisadas já estão implementando algum tipo de IA, enquanto uma parcela considerável está explorando suas possibilidades. Além disso, a pesquisa destaca uma lacuna de conhecimento em torno da IA Generativa, um campo emergente com potencial para transformar a interação e a criação de conteúdo pelas máquinas.

Com a ferramenta se tornando cada vez mais presente no RH, o ideal é que as empresas se preparem para essa transformação investindo em treinamento para os colaboradores, garantindo a segurança e a ética no uso da tecnologia e explorando ao máximo o potencial da IA para otimizar os processos de RH.

Os benefícios percebidos incluem a agilidade nos processos, a identificação e correção de gargalos e a automação de tarefas repetitivas. Esses ganhos de eficiência estão no centro das atenções de líderes e gestores estratégicos, que os consideram fundamentais para a competitividade das empresas em um mercado em constante evolução. Além disso, a IA está promovendo uma tomada de decisão mais precisa e cada vez mais embasada em dados, o que aumenta a assertividade nas estratégias de negócio.

No contexto específico de Recursos Humanos, a ferramenta está sendo aplicada de diversas maneiras, desde o aprimoramento dos programas de gestão de pessoas até a otimização dos processos de recrutamento e seleção. Grandes empresas, que inclusive hoje fazem parte do portfólio atendido pela Safe Care, empresa da qual estou à frente com muito orgulho, já utilizam e têm resultados consistentes com a ferramenta, apresentando casos de sucesso que ilustram como a IA pode impulsionar o crescimento e a inovação organizacional.

É fundamental compreender que a IA não é uma solução definitiva, mas sim uma ferramenta em constante evolução, que requer entendimento e uma compreensão cada vez mais especializada, além, é claro, de uma abordagem ética e responsável. Precisamos perceber a IA como um meio para alcançar objetivos, não um fim em si mesma.

Diante do contexto atual, fica evidente que as tecnologias, especialmente a IA, desempenham um papel estratégico e até vital para as empresas. Elas têm o potencial de gerar impactos significativos em sua sustentabilidade a longo prazo. No entanto, é importante manter um compromisso contínuo com a educação e a governança para garantir que a IA seja aplicada de forma benéfica para a sociedade como um todo.

A aplicação da IA no setor de RH é um caminho promissor, porém repleto de desafios e responsabilidades. Com o suporte de empresas como a Safe Care, que investem em soluções inovadoras para a gestão de recursos humanos, podemos moldar um futuro em que a IA seja uma aliada na busca pela excelência e pelo crescimento sustentável. Ao adotarmos uma abordagem colaborativa e centrada no ser humano, podemos explorar ao máximo o potencial transformador dessa tecnologia e desenvolver organizações mais ágeis, eficientes e, ainda assim, humanizadas.

Katia de Boer é diretora Comercial da Safe Care.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Claro testa 5.5G e atinge velocidade dez vezes maior que o 5G convencional

Próxima Postagem

Produção de veículos sobe 11,6% em junho ante junho de 2023

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Vendas de veículos novos sobem 6,5% em junho contra junho de 2022, afirma Fenabrave

Produção de veículos sobe 11,6% em junho ante junho de 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.