O clube de compras online para móveis e acessórios de decoração Westwing acaba de lançar um clipe-commerce com a cantora Vanessa da Mata. O cenário em que ela se apresenta cantando a música inédita “Viva o mundo mais bonito”, criada especialmente para a campanha, contém cerca de 400 itens que podem, com apenas alguns cliques, serem comprados pelos clientes.
O clipe pode ser visto em diversos canais digitais e utiliza as ferramentas “Facebook Collection” (também para Instagram) e “True View for Shopping”, do Google. Enquanto o consumidor confere a apresentação de Vanessa da Mata, a curadoria de produtos fica disponível em um catálogo – que vai do decór ao lifestyle, e até itens de beleza, como a maquiagem usada por Vanessa.
Além dos meios digitais, a nova campanha está presente na TV, em versões reduzidas de 30 segundos, e mídia OOH, além dos canais da marca.
“A nova campanha da Westwing reúne os nossos principais assets: inovação, criatividade e imersão ao belo. A iniciativa segue a ideia de surpreender o nosso consumidor e quem ainda não nos conhece, por isso a escolha de um clipe foi fundamental para esse momento. Por ele, será possível encontrar e adquirir centenas de produtos do nosso portfólio e efetuar a compra, de forma simples e fácil”, diz Renato Grego, Chief Marketing Officer (CMO) da Westwing. Ele complementa: “Em parceria com a agência David, a campanha traduziu um pouco do estilo da nossa marca. Buscamos ferramentas tecnológicas que possam entreter e, ao mesmo tempo, convidar o público a ter essa experiência de compra diferenciada e em ascensão no mercado brasileiro.”
A produção do clipe contou com direção de cena de Fred Ouro Preto, da produtora Café Royal. “O conceito da marca fala sobre o belo, portanto nossa busca foi pelo melhor resultado estético possível. E chegar nesse material só foi possível porque tivemos um processo com envolvimento das áreas de Marketing, Criação, Estilo e Comercial da marca, pois para criar um filme perfeito foi preciso imergir no mundo Westwing”, comenta Fred.
A produção do som é assinada pela MugShot e o objetivo foi transformar em música e melodia uma letra composta exclusivamente por objetos vendidos na loja: “Manta, Mantiqueira, penteadeira/Pufe, poltrona e peneira, porta-copo/Batom, rímel, refratário”, diz a letra.
Para Alexandre Machado, head de Consultoria da Gouvêa Consulting, essa é uma forma de engajamento do consumidor diferente de um live commerce, onde o prtoganista apresenta cada um dos itens e os atributos do produto. “Essa é mais uma forma que as marcas estão encontrando para poder se comunicar com seu publico. É quase a evolução das campanhas publicitárias de divulgação de produtos, onde você traz o apelo ao consumo, instigando o consumidor nessa direção”, diz.
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