Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Total – Destino: Varejo 2020!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
5 de setembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo que surge tem uma nova fórmula, o varejo que surge tem novas moedas comerciais.

Para o varejo atual e suas boas práticas, não será suficiente ser um ponto de experiência, degustação e test drive de produtos, ter uma ambientação encantadora, arquitetura e visual merchandise distintos, ser conveniente e possibilitar diversas conexões e interações ao gosto do cliente e possibilitar todas as formas multicanais de consumir e ter acesso ao produto ou serviço. E ainda ter um time engajado, motivado e curador.

O Varejo 2020 demandará mais que isso! Este varejo que surge é o resultado de uma sequência finita de regras, raciocínios e operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas.

Sim, o varejo que surge é um ALGORITMO, suportado pelo BIG DATA, softwares capazes de interpretar dados que são coletados de todas as operações realizadas e não realizadas online ou offline.

Fonte: GS&Consult

O varejo moderno trabalha com a capacidade de predizer, de anteceder ou prever o consumo com certa precisão. Este é o chamado data-driven, antecipando tendências. Coleta dados, elabora estratégias e, a partir delas, direciona a oferta, porém, até isso já está virando coisa do passado, pasmem! Aqui temos um salto evolutivo acontecendo nesse instante, onde esses softwares que nos indicavam tendências de consumo já estão sendo superados pela IDENTIFICAÇÃO do consumidor, possibilitando ainda mais assertividade:

  • Enviando a mensagem correta
  • Para a pessoa correta
  • No momento correto
  • Pelo canal correto
  • Com o preço correto

O que estamos assistindo neste exato momento é a evolução do data-driven varejo para o nascimento do Varejo de Identificação! Ao mesmo tempo esse data-base permite trabalhar e escalar com números infindáveis de consumidores, proporcionar total personalização da oferta, demanda, necessidade e comodidade.

Fonte: GS&Consult

Aquilo que o antigo varejo, quando faz bem feito, consegue reconhecer 20% dos clientes que são representativos para o negócio, hoje em dia, com o Varejo de Identificação, é possível se conectar com milhões de consumidores, representativos ou não, para o negócio.

Definitivamente o Varejo 2020 captura dados on e offline e os interpretam gerando analytics para aperfeiçoar a gestão precisa.

Paralelo a isso, as marcas hoje em dia contam com muito pouca credibilidade junto ao público consumidor. Para termos uma referência, a Havas Mediás Meaningful Brands Report 2015 realizou um estudo na Europa com consumidores do continente e apurou incríveis números, tais como:

  • 74% das pessoas entrevistadas afirmam que as marcas que estão presentes poderiam desaparecer que eles nem notariam…

Por aqui, a revista Exame, na edição de aniversário 2017, trouxe pesquisa similar apontando que:

  • 71% dos consumidores não se identificam com a comunicação que as marcas fazem, não sentindo nenhuma conexão entre as partes!

Sem dúvida esse pano de fundo volátil impõe à liderança do varejo rever sua posição. Pesquisa realizada pela Russel Reynolds aponta que apenas 23% da liderança se acha preparada para liderar a transformação tecnológica que surge, enquanto 73% relata a necessidade para tal.

2020 está logo ali e não temos tempo a perder! O novo varejo que surge tem novos valores e moedas de troca, e vem desafiando a todos nós. Agora, como especialista, já posso afirmar que os que não liderarem essa transformação perderão espaço e produtividade.

Quer falar mais, entre em contato! Nós, da GS&CONSULT, encabeçamos diversos projetos orientados para o novo varejo, será um prazer dividir as experiências com os nossos clientes.

Postagem anterior

Lojas Americanas inaugura primeira unidade em Promissão (SP)

Próxima Postagem

Azul lança serviço exclusivo em seu programa de vantagens

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Azul lança serviço exclusivo em seu programa de vantagens

Azul lança serviço exclusivo em seu programa de vantagens

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.