Com os desafios de atender de forma efetiva seus clientes, a Telhanorte desenvolveu a assistente virtual TINA. A plataforma usa como base algoritmos de inteligência artificial para dar informações e insights para 1.500 vendedores presentes em três estados que atuam com vendas presenciais ou por WhatsApp.
O projeto começou no final de 2021 e já tem garantido resultados expressivos para a varejista, segundo Ricardo Pontes, gerente de novos negócios da Telhanorte. “Registramos um crescimento de 29% de venda média mensal por vendedor da rede, quando comparado ao período anterior ao uso da ferramenta”, destacou.
A assistente virtual possui um papel de coach, enviando orientações e dicas para os colaboradores. A inteligência artificial atua no entendimento de desempenho e objetivo de cada vendedor, e a partir daí passar as melhores orientações para atingir as metas. O próprio colaborador também pode acompanhar e analisar seu desempenho através da plataforma.
“A melhoria da produtividade e das vendas através do uso de Inteligência Artificial também trouxe um benefício muito grande no engajamento da equipe, o que se refletiu nos ganhos de cada um”, complementou Pontes.
Além disso, a TINA comemora junto ao vendedor quando as metas são atingidas, atuando como um elemento motivacional. Também como forma de incentivo, a plataforma destaca os melhores profissionais do mês que conseguiram utilizar da melhor maneira a ferramenta.
“Em média, cada usuário acessa a plataforma sete vezes e dedica em torno de 14 minutos de navegação por dia, o que acreditamos ser um tempo interessante quando comparamos com o tempo médio destinado pelas pessoas nas principais redes sociais”, comentou o executivo.
A assistente virtual já está sendo utilizada por vendedores da Tumelero e a rede pretende inserir nas demais unidades de negócio do grupo: Telhanorte Já! e Tumelero Já! (homecenter de vizinhança), Telhanorte Conceito e Obra Já (voltada para profissionais da obra).
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