Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma nova era de cultura, gastronomia e varejo em São Paulo

Sandra Hayashida de Sandra Hayashida
5 de setembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Uma nova era de cultura, gastronomia e varejo em São Paulo

Obra “Push-Pull” (2008), já instalada no novo espaço cultural da cidade, que abre as portas em 15 de setembro

Se eu te disser que o conceito de ser um simples centro comercial ou cultural já não cabe mais, o que você me diria? Observamos ao longo desses últimos 10 anos um movimento de mudança de comportamento dos centros de compras e dos clientes. Gerações com visões diferentes, pandemia, crises econômicas, avanços do e-commerce ou o próprio consumidor buscando novas opções mais integradas ao que ele acredita.

Com isso tudo, para continuar a trazer fluxo, os shoppings, que são inúmeros no Brasil, passaram a oferecer mais opções de gastronomia por meio de restaurantes com espaços abertos, conexão com áreas verdes ou marcas que só existiam em determinado endereço da cidade, eventos a céu aberto, exposições, centros de aprendizado e entretenimento para a família toda. E mais uma exigência do novo consumidor é que a compra tem que ter e ser realizada em um ambiente rico em experiências.

Dito isso, observo a evolução dos centros comerciais e culturais em um modelo audacioso para os parâmetros brasileiros. Paris, Milão, Londres e Nova York, que são enormes centros de compras e cultura, possuem há muitos anos o hábito de ocupar antigos palacetes, casas e prédios históricos restaurados. Aqui esse modelo chega por meio de um grupo de investidores que enxergou o potencial de transformar uma maternidade histórica em um centro cultural e de comércio.

Criar e ser um espaço que promove a convivência e a troca entre as pessoas. Um local onde arte, arquitetura, cultura, design e gastronomia se entrelaçam. A arquitetura preservada, combinada com intervenções modernas, cria um ambiente que respeita o passado, enquanto acolhe o futuro. Esse lugar já existe no coração de São Paulo, perto da Avenida Paulista, e tem se tornado cada vez mais interessante ao longo de sua jornada de reconstrução, preservação e modernização.

O complexo Cidade Matarazzo é um exemplo inspirador de como um patrimônio histórico restaurado, que preserva nas paredes expostas as marcas do passado e daqueles que por ali passaram, pode gerar novas oportunidades e experiências para a cidade. É um empreendimento inovador que une história, arte, criatividade e gastronomia em um espaço único e revitalizado. O projeto, que nasceu da transformação da antiga Maternidade Matarazzo, preserva a memória do local, enquanto oferece uma experiência inovadora e vibrante aos visitantes.

Com sua área de lojas (prevista para breve); a Casa Bradesco, que abre com a exposição do renomado artista plástico Anish Kapoor; e uma diversidade gastronômica impressionante, o local se estabelece como um novo marco cultural em São Paulo. Aberto para quem busca compras, arte ou uma boa gastronomia, a Cidade Matarazzo oferecerá um pouco de tudo, em um ambiente que celebra a riqueza da vida urbana combinada a sustentabilidade e diversidade.

Em 15 de setembro, na sua segunda fase, a Cidade Matarazzo abre as portas da Casa Bradesco, um novo espaço cultural com quatro salas exclusivas e uma exposição retrospectiva do influente e polêmico artista plástico e escultor anglo-indiano Anish Kapoor.

A exposição visceral com obras de grandes escalas de Kapoor, o primeiro artista a expor na Casa Bradesco, ocupa 4 mil m² extrapolando até mesmo o espaço expositivo. Obras que atravessam os andares e outras com vantablack, o material sintético mais preto da Terra, que absorve quase toda a luz e radiação que atingem sua superfície (99,96% dela) e foi originalmente desenvolvido por pesquisadores britânicos, em 2014, para aeroespacial, engenharia e óptica.

Além disso, o espaço cultural conta com um ambiente para as crianças explorarem as habilidades artísticas e um laboratório para estímulo da criatividade dos jovens.

Sobre a gastronomia, que é um dos pilares da Cidade Matarazzo e um dos complexos culinários mais aguardados, haverá a opção de 14 restaurantes, alguns super-renomados e inéditos, como o da rede libanesa Em Sherif, que tem unidade na Harrod’s, em Londres. Haverá também opções do cenário gastronômico nacional que refletem a diversidade e a riqueza da culinária brasileira. Cada restaurante está sendo escolhido com o intuito de proporcionar experiências únicas, oferecendo desde a alta gastronomia até opções mais informais.

A Cidade Matarazzo se propõe a ser um lugar de experiências, onde cada visitante pode se sentir parte de uma comunidade, com o propósito de regenerar e transformar o mundo e as pessoas por meio da arte, da cultura e da criatividade.

A integração de lojas, restaurantes e espaços culturais faz com que o local seja ideal para passeios em família, encontros com amigos ou uma simples visita para apreciar a arte e o belo trabalho de arquitetura. Sua área de lojas, prevista para o ano que vem, está sendo cuidadosamente planejada para oferecer uma variedade de produtos e serviços supercurados. Com um mix que incluirá moda, beleza e design, o espaço se tornará um ponto de encontro para quem busca qualidade, novidades e exclusividade. As marcas serão distribuídas em um ambiente que privilegia a circulação e a interação entre visitantes e marcas, permitindo que os consumidores descubram novas marcas e produtos, advindos dessa supercuradoria em um cenário acolhedor e inspirador.

A revitalização de espaços históricos é uma estratégia crucial para o desenvolvimento urbano sustentável e a valorização da identidade cultural. Ao equilibrar a preservação do patrimônio com as necessidades contemporâneas, as cidades podem criar ambientes vibrantes, interessantes e inclusivos que respeitem a história enquanto vivem o futuro próximo.

As exposições de arte desempenham um papel significativo na atração de consumidores e no fortalecimento da relação cultural e de criatividade com o comércio. Ao integrar arte e varejo, as marcas e os espaços de vendas podem criar experiências únicas que não apenas atraem e fidelizam os clientes, mas também enriquecem a vida cultural e criativa de uma comunidade. Além disso, a arte pode ser usada para criar uma atmosfera temática que ressoe com a identidade da marca, aumentando a conexão da experiência de compra.

Sandra Hayashida é fundadora da LPE Experiências.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Joana França/Divulgação

Postagem anterior

Malwee destaca maioria de mulheres em cargos de liderança em Relatório de Sustentabilidade

Próxima Postagem

Boticário aposta em gamificação para capacitar equipes

Sandra Hayashida

Sandra Hayashida

Sandra Hayashida é fundadora da LPE Luxury Connection. Formada em empreendedorismo por Harvard, atua há mais de 20 anos como advisor e mentora no mercado de luxo, beleza, moda e empreendedorismo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Boticário aposta em gamificação para capacitar equipes

Boticário aposta em gamificação para capacitar equipes

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.