Inteligência de dados ajuda a oferecer crédito em época de inadimplência alta

Diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente, fala sobre soluções que tem levado ao varejo

Quase 70 milhões de brasileiros estão com o nome negativado atualmente, segundo o “Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil” da Serasa Experian. Na prática, isso significa que quase 60% da População Economicamente Ativa (PEA) do País está inadimplente, o que torna a tarefa de oferecer crédito para consumidores no varejo um grande desafio.

“Antes, em São Paulo, de cada dez clientes que entravam na loja para pedir crédito, três ou quatro estavam com nome sujo. Era possível trabalhar com seis ou sete clientes. Hoje, em algumas regiões, de cada dez clientes que entram, seis estão com o nome sujo. Então só sobram quatro para serem trabalhados. Ficou muito mais desafiador”, resume o diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente.

A empresa oferece crédito por meio dos cartões Mais! (bandeira Mastercard), private label e cobranded (que levam a marca do varejista). Em meio à alta da inadimplência, a Credsystem tem apostado nos dados para fazer ofertas mais assertivas e com menos riscos.

“O crédito é importante para ajudar o varejista a crescer. Muitas vezes o varejista está insatisfeito com a taxa de aprovação neste momento, mas nosso trabalho é mostrar para ele que o público mudou e o mercado mudou. Temos de olhar que outras ferramentas, mecanismos e informações podemos trazer para dentro da nossa área de Analytics”, afirma Paulo Valente, referindo-se à área de inteligência analítica da Credsystem.

O executivo complementa: “A companhia vem investindo bastante nos últimos anos em Analytics, que foi ficando uma área muito mais parruda, com muito mais capacidade de análise de diferentes origens de dados. Com isso, a gente tem conseguido minimizar essa pressão de aprovação, sendo muito mais abertos a outros tipos de informação.”

Classe emergente

A Credsystem foi fundada em 1996 para atender ao varejo – mais precisamente, ao Grupo Alegria, da área calçadista, do interior de São Paulo. Hoje está presente em todo o Brasil fornecendo crédito em 4 mil pontos de venda. Os segmentos são variados: a empresa continua na área de calçados e também opera com confecções, utilidades domésticas, farmácia, higiene e beleza e supermercados. Desde 2019, atua em parceria com a Mastercard.

O foco maior é no varejo voltado à classe econômica emergente. O diretor de Negócios afirma que, mesmo em tempos de economia volátil, a oferta de crédito tem várias vantagens para o varejista. “A primeira delas é o aumento do poder de compra do cliente. O cliente com cartão no bolso tem um ticket médio que equivale ao dobro do que ele tinha. Além disso, quando o cliente sabe que tem um limite guardado para comprar na loja, a fidelidade dele aumenta. Outra vantagem é a clusterização, a possibilidade de fazer campanhas para cada tipo de cliente.”

O diretor de Negócios da Credsystem, Paulo Valente, falou mais sobre a história da empresa e sobre o ambiente atual de crédito no Brasil no canal de podcasts da Mercado&Consumo. Confira a íntegra da entrevista clicando abaixo.

https://open.spotify.com/episode/46FhBwcgArO2quVhG0SnTM

Imagem: Shutterstock

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

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