Cuidar do franqueado é fundamental para sucesso das franquias

Tema esteve presente no palco do BConnected 2023, um dos maiores eventos de gestão de negócios e franquias da América Latina

Quando falamos em modelo de franquias, falamos acima de tudo de um relacionamento entre franqueador e franqueado. Tal tema, que não deve ser perdido de vista pelas marcas, esteve presente no palco do BConnected 2023, um dos maiores eventos de gestão de negócios e franquias da América Latina, promovido pelo Grupo Bittencourt, consultoria que faz parte da Gouvêa Ecosystem.

O “franchisee centricity” passa a ser fundamental para o sucesso do modelo de franquias. Colocar o franqueado em primeiro plano traz uma confiança que acaba por garantir um bom e duradouro relacionamento entre as partes. “O foco do franqueador tem que estar no franqueado. E o objetivo disso é engajar a rede a atender as necessidades dos clientes, trazendo, consequentemente, sucesso e resultado”, explicou Caroline Bittencourt, sócia diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo Bittencourt.

Cases de grandes marcas passaram pelo palco do evento, como Boticário, Arezzo e Rei do Mate, marca que conquistou o em 2023 o Prêmio Franqueador do Ano, organizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). E todas fizeram questão de deixar claro em suas apresentações a importância de estender a mão para o franqueado na tentativa de atingir o sucesso no modelo de franquias.

“Queremos o franqueado crescendo com a gente. Não prometemos o que não podemos cumprir. Conhecemos bem todos os franqueados. Chamamos todos eles pelo nome. Nós precisamos fazer o franqueado ganhar dinheiro e para isso temos que deixá-lo confortável e seguro. Ética, respeito, autenticidade. Na verdade, nós fazemos apenas o básico. É o que todo mundo deveria fazer. O básico. E muito bem-feito”, revelou Antônio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate, em seu painel.

E o básico passa por cuidar das pessoas. Sejam elas funcionários diretos ou os parceiros franqueados. “Temos um compromisso constante de evolução do franqueado. São muitas ações pensando nas franquias. E nossa pesquisa de satisfação é fundamental para tal. Ela acontece uma vez por ano e está na meta de todas as pessoas da empresa. A satisfação do franqueado, que é o nosso principal parceiro, está na meta do estagiário ao CEO da empresa. É um dos nossos pilares”, afirmou Rafael Marconi, diretor executivo do Grupo Boticário, que conta com quase 4 mil franquias.

E em um momento em que tanto se fala de dados e da transformação deles em informações uteis, a diretora Executiva da Arezzo&Co, Luciana Wodzik, lembrou que o “data” é precioso também quando franquias estão em pauta. “Neste momento de ‘Franchising 2.0’, de ‘Franchisee Centricity’, fazer um raio x do nosso franqueado e entender, com dados, quais são suas principais dores é algo muito valioso. Temos como objetivo final sempre atender da melhor maneira possível os nossos consumidores. E para fazer isso de maneira assertiva temos que contar com os nossos grandes parceiros que são os franqueados”, finalizou Wodzik.

Imagens: Gustavo Grohmann

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