Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Gastos do consumidor com futebol aumentaram no Brasil em 2023

Pesquisa mostra domínio da Geração Y no consumo com clubes de futebol

Redação de Redação
5 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Pesquisa mostra domínio da Geração Y no consumo com clubes de futebol

Se o Brasil é considerado o país do futebol, nada mais justo do que o mesmo ser o esporte mais consumido do território. Um levantamento realizado pelo Itaú Unibanco referente ao primeiro semestre de 2023, revelou que houve um aumento nos gastos feitos por torcedores com clubes de futebol. Segundo a pesquisa, os valores consumidos nas compras subiram 8% em relação ao mesmo período de 2022. Já o volume total de transações cresceu 6%.

O estudo analisou os recortes de renda, clubes e gerações. Representando 40% dos gastos, a Geração Y (nascidos entre 1981 e 96) aparece no topo do ranking de consumo. Em seguida aparece a Geração X (1965 e 80), com 35% do total. Já a Geração Z (1997 a 2010) e os Babyboomers (1946 a 1964) simbolizam, 10% e 15%, respectivamente. Por outro lado, a Geração X e os Babyboomers possuem um tíquete médio maior, na faixa de R$ 142 por transação, ao passo que na Geração Z ele fica em R$ 110.

“É muito importante entender as mudanças de hábitos de consumo em dias atuais. Os dados servem para serem analisados e posteriormente trabalhar na criação de estratégias para cada recorte feito”, afirma Rene Salviano, CEO da Heatmap, agência que atua no mercado de marketing e patrocínio.

Quando o assunto são os clubes de futebol, o São Paulo é o time que mais fatura com a Geração Z. Os torcedores mais jovens do Tricolor Paulista representaram 14% do faturamento e 21% das compras realizadas. Passando para outro tricolor, no Fluminense a Geração X é a que mais consome, com 37% das transações e 39% do total gasto.

“Vale uma atenção especial para cada localidade brasileira. Nosso país é muito grande e as instituições precisam entender onde estão inseridas e se os números refletem o que acontece em suas realidades e, assim, buscar o melhor proveito dos dados que possuem em mãos, porque de nada adianta ter dados se não souber usá-los”, analisa Salviano.

De olho na renda

A pesquisa do Itaú também revela informações sobre a distribuição de gastos com base no perfil de renda dos torcedores de futebol: 48% dos gastos e 41% das transações são provenientes da parcela da população com renda superior a dez salários mínimos. Em contraste, aqueles que ganham até dois salários mínimos mensais representam apenas 10% do volume de transações e 12% das compras.

“Esses números evidenciam que, quanto mais o futebol for tratado de maneira profissional, com estratégias que possam transformar o torcedor também em cliente, mais os clubes e as organizações esportivas vão faturar. É necessário entender o que o cliente/torcedor quer, quando ele quer e como ele quer. Esse entendimento tornará o processo mais assertivo e aumentará o faturamento”, afirma Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da marca de material esportivo Penalty.

Já de acordo com Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, também fornecedora de material esportivo, os dados revelam um cenário promissor para a indústria esportiva. “Isso reflete o poder da paixão esportiva como um motor econômico significativo. Nesse contexto, as marcas fornecedoras de material esportivo têm a oportunidade de se destacar, criando produtos e experiências que atendam a essa demanda crescente por itens esportivos personalizados e de alta qualidade”, revela o executivo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Biofresh, da BRF Pet, lança tapete digital que guia os clientes em um petshop por meio da IA

Próxima Postagem

Biōme, marca de produtos em barra da Natura, chega ao e-commerce

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Biōme, marca de produtos em barra da Natura, chega ao e-commerce

Biōme, marca de produtos em barra da Natura, chega ao e-commerce

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.