Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

André Ryfer, sócio-diretor da administradora independente Soul Malls, conversou com a Mercado&Consumo sobre o tema

Redação de Redação
5 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

Ilha Plaza Shopping, no Rio de Janeiro

As recentes consolidações do setor de shoppings e as demandas de eficiência e de adaptação ao novo normal do período pós-covid resultaram num cenário desafiador na gestão destes empreendimentos. A profissionalização cada vez maior do setor é um caminho sem volta.

Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o País possui hoje 628 shoppings espalhados por todas as suas regiões, dos quais cerca de um terço pertencem a grandes companhias especializadas. Os outros dois terços são shoppings independentes. Nestes últimos casos, os desafios de mercado podem ser ainda maiores.

Neste cenário, as administradoras independentes ganham relevância, mostrando-se eficazes para empreendimentos fora das grandes corporações.

O executivo André Ryfer, sócio-diretor da administradora independente Soul Malls, conversou com a Mercado&Consumo sobre o tema. Ryfer atua no ramo há 27 anos, prestando serviços para companhias de diversos portes, de grupos familiares a grandes fundos imobiliários.

Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes
André Ryfer, sócio-diretor da Soul Malls

M&C: Quais foram as principais transformações ocorridas no seguimento de shoppings no Brasil ao longo dos últimos anos?

André Ryfer: A primeira é a revolução digital, que tem trazido novas ferramentas de comunicação e acesso a produtos e serviços e impactado os hábitos de consumo dos clientes, suas formas de se relacionar entre si e com empresas e marcas. Em segundo lugar, está o aumento do número de shoppings, ao mesmo tempo em que enfrentamos um cenário econômico adverso entre 2015 e 2018 e, na sequência, a covid-19, o que criou um ambiente ainda mais competitivo. Por último, destaco a evolução dos padrões de gestão e governança corporativa exigidos pelo mercado, que impôs aos shoppings uma nova postura de administração.

M&C: Quais são os fatores que influenciam no sucesso dos shoppings?

André Ryfer: Sempre dissemos que o principal fator de sucesso de um shopping é sua localização. Isso ainda é verdade, mas apenas a localização não é suficiente para garantir o sucesso. Três fatores são fundamentais: criar uma proposta de valor única para o shopping, que o destaque da concorrência; aplicar metodologia de gestão profissional com foco em eficiência e qualidade; e criar relações de confiança com lojistas e fornecedores em prol da estratégia e valorização do empreendimento.

M&C: Neste cenário, quais shoppings têm vantagens?

André Ryfer: Quando se fala em gestão, têm vantagem aqueles com administração profissional e atualizada com as novas demandas. O desafio é montar uma estrutura que concentre todas as áreas de atuação especializada para esse tipo de gestão: operações, jurídico, backoffice, marketing, planejamento, TI, entre outras, e que se consiga acompanhar e aplicar a modernização das melhores práticas de gestão. Esta é a dinâmica que buscamos aplicar nos shoppings administrados pela Soul Malls.

M&C: Qual o papel das administradoras independentes neste cenário?

André Ryfer: Quando fundamos a Soul Malls, eu e meus três sócios vimos a oportunidade de criar uma administradora com estrutura de gestão com profissionais de primeira linha – muitos deles oriundos das maiores empresas do Brasil – que pudesse atender a shoppings independentes. Focamos numa proposta de valor que oferece uma atuação individualizada para cada ativo com uma estrutura completa de áreas e com aplicação intensiva de processos e metodologia especializadas de gestão. Este é o papel de uma administradora independente: levar a qualquer shopping a possibilidade de ter acesso às melhores práticas de gestão e relevância mercadológica.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Abertura de novos estabelecimentos na alimentação fora do lar movimenta economia

Próxima Postagem

Sadia mira na ampliação do faturamento com carne da Marfrig em linha de produtos natalinos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Natal

Sadia mira na ampliação do faturamento com carne da Marfrig em linha de produtos natalinos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.