Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vendas bem-sucedidas demandam estratégia que une tradição e inovação

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
5 de novembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas bem-sucedidas demandam estratégia que une tradição e inovação

O varejo é um dos segmentos da economia que mais sente a necessidade de equilibrar as ações inovadoras com as tradicionais de vendas. Isso porque, ainda que o cliente final engaje com tendências tecnológicas, muitos hábitos de compra mais antigos permanecem muito relevantes.

Uma pesquisa feita pela Zucchetti, em parceria com a Fecomercio de Santa Catarina, mostrou que 96% dos micro e pequenos varejistas brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes – número esperado, considerando a força do aplicativo no Brasil, que é o País com o segundo maior número de usuários no mundo, atrás apenas da Índia. Porém, o telefone ainda é utilizado como principal ferramenta por 76% dos respondentes. As redes sociais aparecem em terceiro lugar, com 59%.

Quando analisamos a forma como as compras são efetuadas, a loja física ainda ganha. De acordo com a pesquisa, 82% dos varejistas efetivam suas vendas nas lojas físicas, contra 57% que realizam via redes sociais.

Ou seja, ao mesmo tempo que ignorar a força das ferramentas digitais e das redes sociais no volume de vendas é impensável, não traçar estratégias para atrair e reter clientes de forma tradicional também é um erro. Alinhar uma estratégia a outra é o caminho mais indicado para turbinar as vendas e garantir bons resultados.

Quais ações devem ser colocadas em prática?

  • Use as redes sociais para atrair os clientes para a loja física

Se a loja física continua muito relevante para os resultados, foque em ações que tornem a experiência física agradável, mas não coloque a estratégia online em segundo plano. Pelo contrário, integre o processo de vendas. Investir em anúncios locais, realizar promoções exclusivas no espaço físico e criar de programas de fidelidade e incentivo aos clientes são medidas que devem estar no radar dos varejistas.

  • Facilite o processo de compras online

Tanto presencial quanto digitalmente, o passo a passo para fechar o negócio deve ser o mais simples e conveniente possível. Investir em links diretos para página de produtos, usar botões de “comprar agora” nas postagens e oferecer a opção de fazer compras diretamente na plataforma da rede social são algumas medidas a serem implementadas.

  • Monitore e analise resultados

Este é um passo essencial para entender o que está, de fato, funcionando e o que não gera resultados tão expressivos. Nas redes sociais, as plataformas já oferecem ferramentas de monitoramento de métricas. Presencialmente, converse com o seu público para saber como ele conheceu a loja, se ele conhece sua presença digital.

Vendas bem-sucedidas: cliente e varejista satisfeitos

O varejo é repleto de datas estratégicas para impulsionar as vendas, principalmente no segundo semestre. Com o alinhamento de estratégias que unem o melhor da inovação às boas práticas já consolidadas no âmbito tradicional, é possível satisfazer todos os envolvidos: clientes bem atendidos, com um processo de compras ágil, e varejistas com resultados turbinados para encerrar o ano.

Bernardo Rachadel, diretor de Varejo na Zucchetti Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Unilever cria Escola de Marketing Antirracista mirando avanço na diversidade

Próxima Postagem

Seis em cada dez consumidores aproveitam mais as compras ao receber cupons

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
consumidores

Seis em cada dez consumidores aproveitam mais as compras ao receber cupons

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.