Fazendo o DTC (direto ao consumidor) rentável

Fazendo o DTC (direto ao consumidor) rentável

As marcas que evoluíram no desenvolvimento de um canal direto com o consumidor (DTC) estão descobrindo que a estratégia pode ser custosa e em alguns casos pode até mesmo levar à redução da lucratividade quando certos fatores não são cuidadosamente considerados.

Para crescer, as marcas deverão proporcionar margens mais do que saudáveis, capazes de construir uma estratégia que cubra os custos relacionados a logística, marketing, tecnologia e devoluções de produtos. Todas estas plataformas devem ser cuidadosamente gerenciadas.

Mas, de fato, quais são os riscos?

Construir um canal direto ao consumidor com sucesso requer que a organização pense diferente sobre muitos aspectos do negócio e considerando três que são fundamentais para a escalabilidade da iniciativa. São eles:

1. Tamanho do mercado a ser endereçado

2. Retenção dos clientes

3. Gerenciar sempre o custo de aquisição X o custo de retenção

Quando pensarmos em DTC, nossa experiência indica que devemos ter em mente:

  1. Pensar a longo prazo, sempre!
  2. Diferencie-se em produtos e serviço; mais do mesmo não é relevante!
  3. Realize investimentos apropriados e invista em novos formatos de loja, diferentes canais, omnicanalidade e marketing de performance.
  4. Use seus dados sempre. Mesmo que escassos inicialmente, eles vão evoluir conforme a estratégia DTC ganha maturidade.

Uma rede de facilitadores ajuda a estratégia DTC a ganhar lucratividade.

No DTC não temos apenas um caminho para o sucesso e a rentabilidade. As empresas devem assumir uma visão ampla e holística e, acima de tudo, centrada no cliente. O que realmente importa é o que gera valor para seus consumidores, aliado à redução de custos na retenção e aquisição dos clientes, criando diferenciação na oferta, nos canais e nos serviços.

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

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