Decisão da 99Food de deixar o país reflete a dificuldade em competir no mercado brasileiro de delivery

Um ano depois da saída da UberEats do Brasil, 99Food anuncia que não vai mais operar com frota própria e mercado fica cada vez mais concentrado

Nesta semana bares e restaurantes que operam com a 99Food começaram a ser notificados da decisão da empresa de encerrar a operação de delivery com entregadores parceiros, cabendo então aos estabelecimentos a total responsabilidade pela entrega.

A novidade passa a valer no fim de fevereiro, mas já causou apreensão no setor, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Isso porque, há exatamente um ano, a Uber Eats anunciou o fim das suas operações no Brasil; antes disso, a Delivery Center já havia anunciado o fim de suas atividades.

“Este mercado está cada vez mais concentrado e é urgente que o Cade decida sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não termos concorrência, trazendo prejuízo aos que estão em posição mais frágil para negociar – os bares e restaurantes, cada vez mais dependentes de um único app de entregas. Muitos aplicativos e plataformas já desistiram, alegando impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

O presidente da Associação ainda reitera que, com a saída da plataforma 99Food do Brasil, o mercado de delivery se encaminha para um monopólio que traz custos elevados tanto para o setor quanto para os consumidores.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist