Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejistas apostam no interior para expandir atuação

Redação de Redação
6 de fevereiro de 2019
no Notícias, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais, os varejistas estão focando seus esforços para expandir suas atuações no interior. As vantagens deste investimento costumam ser os custos menores e a proximidade maior com os clientes. “Normalmente, no interior e cidades de menor porte, o atendimento faz toda a diferença. Essa interação entre a população local e o negócio ajuda a construir a imagem da marca na região”, disse Luiz Francisco Saragiotto, diretor de operações das Lojas Avenida.

Ainda de acordo com o executivo, esta proximidade faz com que a fidelização do cliente seja mais rápida no interior. Isso ajuda a atrair os clientes aos programas de fidelidade. Nas Lojas Avenida, 50% das vendas são feitas por meio do cartão fidelidade. Cerca de 2 milhões de clientes da rede varejista usam essa forma de pagamento.

Outra característica a ser considerada são as diferentes características do consumo em cada região. No Norte e no Centro-Oeste, por exemplo, onde a rede possui 122 unidades,  as compras acontecem de forma muito sazonal. “Temos que saber exatamente quais categorias e tamanhos de produtos enviar para essas regiões. Por exemplo, no Norte, no período de julho, o volume de peças de banho aumenta bastante”, informou Saragiotto.

O ticket médio das Lojas Avenida é de cerca de R$ 100. Em 2018, o faturamento da rede foi de R$ 900 milhões. A expectativa de crescimento para 2019 é de 5,4%.

Já para Leonardo Castelo, presidente da rede de limpeza Ecoville, as operações no interior possuem outras vantagens, relacionadas ao faturamento e aos custos fixos de funcionamento das lojas. . “Esses locais costumam ter o dobro de potencial de receita do que em grandes centros urbanos no curto prazo. Em relação ao investimento em comunicação, o retorno é bem maior”, afirmou Castelo.

A rede Ecoville opera atualmente com dos formatos de operação, um de lojas tradicionais e outro de unidades móveis. “A proposta do carro é um trunfo nessas cidades de interior por conta da tradição da venda feita porta a porta”, esclareceu o executivo.

A empresa possui 280 unidades franqueadas, considerando os dois modelos. Para 2019, a expectativa é crescer 60% em faturamento, com a expansão das operações no interior e homologação de itens.

A Via Varejo também vem apostando no interior do país. A companhia lançou um novo formato de lojas para a bandeira Casas Bahia, voltado para cidades com até 70 mil habitantes.  O modelo é cerca de 60% menor do que o das unidades tradicionais das grandes cidades. “Na medida em que temos um ponto físico nessas localidades, o consumidor tem a possibilidade de comprar pela internet e receber o produto de forma imediata”, disse Marcelo Nogueira, diretor de vendas em lojas físicas da Via Varejo.

O abastecimento das lojas é feito por meio da atual malha logística da controladora. Os itens mais vendidos nestas lojas são celulares, televisões e itens da linha branca. Já foram inauguradas três lojas do modelo. “Estamos com foco maior na abertura de novas unidades no Estado de São Paulo, no Nordeste e em Minas Gerais”, informou Nogueira.

A companhia deseja inaugurar mais lojas do modelo reduzido. De acordo com o executivo da empresa, cerca de 200 praças foram mapeadas para a expansão. Serão feitas análises de desempenho desses novos negócios e os locais com maiores taxas de crescimento serão priorizados. “Pensamos em um modelo de loja mais compacta tanto para ter uma exposição de produtos mais eficiente como para operar com custos menores”, disse Nogueira.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Com a crise, brasileiro corta gastos e muda hábitos de consumo

Próxima Postagem

Empreendedorismo colaborativo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras
ESG

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano
Economia

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção
Economia

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi
Foodservice

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos
Tecnologia

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empreendedorismo colaborativo

Empreendedorismo colaborativo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.