Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança em tempos de incertezas – parte 2

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
6 de março de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos

A busca dos modelos mais adequados de liderança, em tempos de incertezas e modernidade volátil, desafia todos aqueles que se propõem a atuar em busca de melhores resultados, na amplitude que o conceito permite, foi a proposta que encerrou o artigo anterior (e que você pode rever aqui).

Nesta semana, vamos destacar alguns elementos pragmáticos que devem estar presentes nos requisitos envolvendo a prática da liderança nos tempos atuais.

A primeira delas envolve o desafiador convívio com as novas gerações que – de forma predominante, mas logicamente não universal –, têm uma relação com o trabalho e a atividade profissional muito distinta das gerações anteriores, predominando o comportamento menos envolvido e comprometido com o sucesso na carreira no longo prazo.

As novas gerações pretendem e querem o sucesso e a ascensão rápida com pouco esforço, até porque rejeitam o tempo e a dedicação de seus pais e das gerações anteriores para se desenvolverem no campo profissional. Do lado positivo, esses aspectos os tornam mais empreendedores que as gerações anteriores, ainda que busquem o sucesso no curto prazo.

Tais características motivam o nascimento de inúmeras startups alimentadas pelas tecnologias emergentes. O objetivo maior destes negócios é dar uma “tacada” que permita a sua venda no curto prazo para que possam colocar um bom dinheiro no bolso. Nesse aspecto, tendem a pensar menos no desempenho consistente e lucrativo no longo prazo e focam mais no resultado auferido na venda do negócio no curto prazo, criando um choque cultural relevante.

O segundo elemento desafiador envolve a velocidade das mudanças no ambiente volátil, criando uma instabilidade permanente, pois os fatos se precipitam e as mais fundamentadas análises a partir da projeção da realidade podem ser atropeladas por ocorrências disruptivas que mudam todo o ordenamento imaginado.

Nesse sentido, o Uber, a ativação digital no comércio eletrônico e nas lojas, os algoritmos desenvolvidos que permitem reconhecimento e individualização, só para citar alguns poucos exemplos, estão entre aquelas inovações que subvertem as regras do jogo anteriormente conhecidas e transformam o exercício da liderança em uma atividade muito mais complexa e ainda mais dinâmica.

Outro aspecto envolve a evolução e o protagonismo da atividade financeira comparativamente com a economia real. Especialmente no Brasil. Existe um crescente e desafiador desequilíbrio envolvendo a supremacia de tudo o que gravite em torno dos ativos financeiros em relação aos ativos do chamado mundo real.

A economia financeira baseada na gestão de ativos financeiros, aplicações, novos papéis, modalidades de investimento e financiamento, estratégias de compra e venda de negócios desenvolvidos e exponenciados também pelo avanço da tecnologia nesse campo, cresce de importância comparativamente com estratégias e gestão dos ativos ditos reais, envolvendo agronegócio, indústrias e serviços não-financeiros, gerando real desequilíbrio.

Nesse cenário, o conhecimento do jogo financeiro cria líderes de negócios que são levados a essas posições de liderança, porém, muitas vezes, não estão preparados para jogar o jogo da economia real, onde as relações humanas, as estratégias nas mais diversas áreas de mercado e outras competências são requeridas. Como resultado, acabam falhando quando submetidos às pressões do cotidiano.

A prática do exercício da liderança em tempos de incerteza e cenários voláteis desafia cada um de nós a nos mantermos conectados com as inevitáveis mudanças que ocorrem e ocorrerão ao nosso redor, mas nos desafia ainda mais a discricionar o que é passageiro do que é de mais longo prazo e, principalmente, a reafirmarmos nossa capacidade em agregarmos pessoas em torno de Propósitos e Propostas que as motivem a serem melhores em todas as suas dimensões.

Definitivamente um exercício cada vez mais complexo e desafiador.

Postagem anterior

Lucro da Iguatemi cresce 18% no 4º tri e empresa fala em cautela

Próxima Postagem

Aeroporto, supermercado e até estádio de futebol agora estão no seu celular

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Chinnovation: do made in China ao designed by robots
Artigos

Chinnovation: do made in China ao designed by robots

16 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Próxima Postagem

Aeroporto, supermercado e até estádio de futebol agora estão no seu celular

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.