Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Para que dados?

Caio Camargo de Caio Camargo
6 de março de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Startup
Tempo de leitura: 2 minutos

Dados. É incrível ver as oportunidades e possibilidades criadas pela Revolução Digital. A quantidade de informação que hoje geramos sobre nossas preferências, hábitos e anseios é gigantesca, e tem aumentado em escala geométrica, dobrando seu tamanho de maneira cada vez mais rápida. É o tal do Big Data.

Para muitos, dados são como petróleo. Ouro puro. Mas é fato que para que o petróleo tenha seu valor, faz-se necessário bombeá-lo para fora da terra, colocá-lo em barris, refiná-lo, armazená-lo e distribuí-lo.

Dados virtuais funcionam da mesma maneira. Ainda não temos formada a geração que saberá usar os dados explorando suas possibilidades. Mais do que gerar as respostas, ainda temos dificuldade em criar “perguntas” que possam de fato explorar novas oportunidades. Se falarmos apenas do mundo do varejo, não faz mais do que algo entre 5 ou 10 anos desde que o varejo começou a debater a importância do tema. Não deu tempo de criarmos os profissionais que serão formados e preparados para essa tarefa. Ainda estamos “adaptando” estatísticos, matemáticos, economistas e outros profissionais para essa função, de olho em quem melhor se adapta. E isso não é algo isolado no Brasil. É um problema mundial.

Se dados fossem as teclas de um piano, faltam pianistas para escutarmos a música.

Eu acredito que estamos caminhando para um momento que talvez essa lacuna seja preenchida pela inteligência artificial. A capacidade de gerar diversas análises simultâneas sempre será melhor e mais rápida do que o ser humano buscando respostas através dos sistemas de Business Analytics.

E, se até pouco tempo, a inteligência artificial estava limitada apenas à previsão, como prever qual será o volume de vendas de um produto a partir de uma análise complexa do histórico de vendas, margens e rupturas; hoje, mais do que apena as previsões, o avanço da inteligência artificial está começando a entregar de forma mais simples as questões de prescrição, onde além do preditivo, como no exemplo acima, poderia recomendar que uma maior quantidade desse mesmo produto, aliado à uma menor quantidade de um outro produto similar, poderia levar as vendas ou as margens para maiores patamares.

É isso que o varejo busca. Ele quer a ver a mágica funcionando, que o coelho saia da cartola, não importando como ele foi parar lá. Se hoje falamos que a inteligência artificial precisa ser “ensinada” (machine learning, deep learning), podemos falar que num futuro muito, mais muito próximo, os sistemas de inteligência artificial, poderão guiar de maneira quase didática o empreendedor na tomada de decisão, otimizando processos e resultados. O feeling e a expertise terão dado lugar a conclusões e soluções tailor-made criadas através de algoritmos. Departamentos de compras e logística poderão operar de maneira absolutamente enxuta.

Startups que venho conversando vem criando soluções cada vez mais simples e eficientes para a gestão de negócios. Os grandes sistemas das grandes corporações, caros e “pesados demais” para o pequeno varejo perdem cada vez mais espaço para soluções leves e inovadoras, rodando em ambientes como nuvem ou blockchain, em custos cada vez menores. Algo que além de popularizar cada vez mais o acesso à esse tipo de tecnologia, está revolucionando essa indústria como um todo.

Que venha o futuro.

Os dados estão lançados.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

FedEx faz parceria com Walmart e Pizza Hut para testar robôs de entrega

Próxima Postagem

Empoderamento feminino por iniciativas empreendedoras

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Empoderamento feminino por iniciativas empreendedoras

Empoderamento feminino por iniciativas empreendedoras

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.