Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A visão do varejo numa perspectiva mais europeia

Momentum nº 1.005

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
6 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A visão do varejo numa perspectiva mais europeia

Um roteiro pessoal recente envolvendo Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, incluiu a participação na Euroshop, a maior exposição de instalações, equipamentos, serviços e tecnologia para o varejo, e terminou com reunião do grupo Ebeltoft, em Colonne, com consultorias de varejo presentes em 21 países, mostrando uma realidade muito própria do momento que é vivido pelo varejo europeu.

Toda generalização é perigosa, mas a amostra desses mercados e o panorama proporcionado por um evento que reuniu mais de 1830 expositores de 55 países, com participação de mais de 81 mil visitantes, além de poder discutir cenários com parceiros de negócios do Grupo Ebeltoft, permite uma visão mais precisa do que se passa no varejo e sua perspectiva, em especial na Europa.

Ainda impactado pela inflação elevada, fora dos padrões habituais e históricos, o varejo europeu sofre com a relevante mudança de hábitos que representa a corrosão da renda real pela inflação combinada com a expansão do e-commerce, mudanças de hábitos e mais aquelas derivadas das alterações da geografia de consumo precipitadas pelo home office.

Sempre é bom lembrar que na Europa e nos Estados Unidos não existem os mecanismos automáticos de correção de salários por conta da inflação e até que isso aconteça existe um processo importante de perda quase que generalizada de poder aquisitivo com impacto direto nos produtos, marcas, canais e locais de compra, envolvendo especialmente valor das compras e preferência por marcas e canais, ainda que seja claro o processo de recuperação generalizada.

De forma mais geral os temas predominantes envolvem a crescente incorporação de tecnologia, os impactos de tudo que diga respeito ao digital e os desafios gerados por um consumidor ainda mais racional e cauteloso, por conta da pressão gerada pela inflação e pelo maior acesso e atualidade das informações sobre preços, produtos, marcas e canais de vendas.

O resultado dessa combinação de fatores é um ainda maior aumento de participação de tudo que envolve o varejo orientado para valor e uma reconfiguração geral de participação de formatos, canais, marcas e mercado.

Conceitos como Primark, Uniqlo, Lidl, Netto, Aldi e outros têm ganhado participação de mercado e obrigado Zara, H&M e supermercados tradicionais, inclusive alguns precursores do varejo de valor, a buscarem reposicionamento em busca de novos oceanos azuis.

O recente fechamento de todas as 13 lojas outlets, além da plataforma local de e-commerce da Nordstrom no Canadá, mostra que essa desafiadora combinação de fatores não gera desafios no varejo só na Europa ou nos Estados Unidos.

E estamos falando de uma das mais icônicas marcas de varejo no mundo, reconhecida pela excelência de seus serviços e uma das poucas empresas com bom desempenho no formato de lojas de departamentos orientadas para moda. E também de food service, já que opera mais de 400 desses negócios integrados com suas lojas.

Outro exemplo dos tempos difíceis que se vive na Europa, no caso na Alemanha, foi o pedido de proteção judicial nesta semana feito Peek & Cloppenburg, maior varejista de moda na Alemanha, que opera 67 lojas e mais o e-commerce e que reforça o cenário mais desafiador à frente.

De tudo que foi visto e discutido durante esse período, em especial nas visitas à Euroshop, fica claro que não será por falta de tecnologia, inteligência artificial, ferramentas digitais e mais arquitetura, design, equipamentos, novos recursos e materiais que não se conseguirá criar o novo, o inusitado, o envolvente e surpreendente OmniPDX, a loja da pós-Covid.

Foi de fato surpreendente, mais uma vez, perceber o quanto se tem evoluído na oferta de recursos para desenvolver alternativas no varejo que combinem experiência, informação, design, arte, interação, mídia, conexão e relacionamento para atrair e reter o Omniconsumidor pós-Covid, ainda mais racional, informado, volátil, consciente, demandante e discriminante. E com crescentes preocupações ligadas à sustentabilidade, saudabilidade e origem de produtos.

A profusão de alternativas possíveis é cada vez maior, assim como as informações disponíveis para quem queira usar todo esse arsenal para criar o inusitado que o surpreenda e, se possível for, o retenha pelos produtos em si, pela percepção de valores agregados e o alinhamento com práticas mais sustentáveis.

Mas não se deve subestimar os desafios que se sucedem e na velocidade que ocorrem, dada à volatilidade dos comportamentos desse irrequieto, volúvel, volátil e mais consciente Omniconsumidor pós-Covid.

Desafios que ocorrem, ao mesmo tempo, em escala e dimensões distintas tanto na Europa, na Ásia, nos Estados Unidos e na América Latina, quanto no Brasil.

É o admirável e consciente mundo novo. De novo. E cada vez mais.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Shopee prepara maior campanha do semestre no Dia do Consumidor

Próxima Postagem

Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023 - Abrin 2023

Mercado de brinquedos deve crescer 7% e faturar R$ 9 bilhões em 2023

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.