Itens usados e seminovos estão na mira de 66% do público que pretende aproveitar as ofertas da Semana do Consumidor de 2023. É o que aponta levantamento da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda de itens usados e seminovos do país, que mediu o comportamento de seus usuários para a data, comemorada anualmente em 15 de março. O estudo, realizado entre os dias 8 e 13 de fevereiro, foi respondido por 1.066 pessoas.
“A Semana do Consumidor é muito importante para nós da OLX, que estamos sempre atentos aos desejos e necessidades dos nossos usuários. E, sabemos que é um período também bastante esperado por conta de descontos para a ocasião. Nesse sentido, a data e o mercado de itens usados e seminovos, com preços acessíveis e que proporcionam maior vida útil aos produtos, são uma ótima combinação para quem deseja realizar uma compra consciente”, destaca Regina Botter, General Manager da OLX.
Para a Semana do Consumidor de 2023, os itens mais visados pelos usuários da OLX são os eletrônicos e celulares, os quais representam o interesse de mais da metade dos respondentes. Na sequência, aparecem os itens para casa (38%), moda e beleza (10%), e experiências como jantar fora (7%).
Valor de investimento
De acordo com o estudo, cerca de 38,4% dos usuários consideram aproveitar a data e investir mais de R$ 500 nos produtos. Outros 18,38% estão dispostos a desembolsar a partir de R$ 400 a R$ 500; seguidos de 16,42% que gastariam entre R$ 200 e R$ 300; 14,54% entre R$ 100 e R$ 200,00; e, por último, 12,53% estão dispostos a gastar até R$ 100.
Benefícios mais atrativos
O frete grátis dispara como a vantagem mais chamativa para 75% dos usuários na hora de realizar uma compra. Em seguida, aparecem as variedades de produtos (35%); o parcelamento sem juros (28%); entrega no mesmo dia (27%); mais de uma forma de pagamento (18%); praticidade na jornada de compra (14%) e cashback (8%).
Melhor dispositivo para realizar compras
O levantamento da OLX apontou que 58% de seus usuários utilizam o computador/notebook para realizar compras online. Outros 39% preferem usar os smartphones, e apenas 3% utilizam tablets.
Imagem: Shutterstock