Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Doação no checkout: como o varejo está usando seu poder de influência para gerar transformação social

Roberta Faria de Roberta Faria
6 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Doação no checkout: como o varejo está usando seu poder de influência para gerar transformação social

Pense em uma marca que está frequentemente na vida dos seus consumidores e que, por sua proximidade com eles, tem alta capacidade de influência no seu comportamento. Você pensou em uma marca do varejo? Posso apostar que sim. É no varejo onde estão as pessoas, as relações acontecem e os valores se alinham. 

Entendendo o poder dessa influência, diversas marcas varejistas têm adotado iniciativas junto aos seus clientes para promover impacto social. Ali mesmo no caixa, elas convidam os consumidores a se tornarem doadores de causas diversas, por meio da compra de produtos sociais, arredondamento de troco, doação em cofrinho, entre outros mecanismos.

A influência do varejo na promoção da cultura da doação foi tema de pesquisa lançada há poucos dias pela MOL Impacto: “Varejo com Causa: como redes varejistas impulsionam a cultura da doação no Brasil”. Acesse gratuitamente a pesquisa completa por meio deste link. O estudo, que contou com 900 entrevistas com consumidores e profissionais que trabalham no varejo, mostrou que os clientes que aprenderam a doar no varejo são mais conscientes e generosos que os demais. 

Segundo a pesquisa, 69% dos consumidores em geral afirmam se sentir apreensivos com causas como violência, saúde e desigualdade social. Entre os consumidores que estão habituados a doar no varejo, a preocupação com essas causas é mais evidente: 86% têm esse sentimento. Além disso, os doadores do varejo contribuíram com R$ 197,90, em média, nos últimos 12 meses. Isso representa 44% a mais que os entrevistados que fizeram suas contribuições fora do ponto de venda. 

Mas a pesquisa também mostrou que o impacto positivo vai além da transformação social e retorna em valorização da imagem da empresa e ganho em fidelidade dos clientes. Segundo o estudo, sete em cada dez consumidores têm uma visão positiva da abordagem feita no caixa para a contribuição com uma causa. Além disso, 80% dos doadores do varejo acreditam que promover a doação melhora a imagem da loja e 85% comprariam novamente no estabelecimento se soubessem da possibilidade de doações. 

É por isso que falar de doação do varejo é também falar de negócios. É falar de estratégia para enriquecimento e diferenciação da experiência de compra. Que outra iniciativa é capaz de causar tanto impacto, mobilizar tanta gente e ainda trazer retorno de reputação?  

A oferta de mecanismos de doação no varejo também é transformadora porque ela desperta quem nem sabia que poderia ser generoso e muda mundos a partir de uma simples pergunta: “gostaria de  contribuir?”

É verdade que ninguém vai à farmácia na esquina para fazer uma doação. Mas imagine se cada pessoa que saiu de casa sem a menor intenção de praticar a generosidade fosse convidada a se tornar doadora. Imagine também que essa pessoa se sinta tão feliz com aquele ato de doação, que passe a fazer isso com mais frequência, que se interesse pelas organizações beneficiadas, que experimente se tornar voluntária por um dia e, assim, mude a forma como vê e está no mundo. Tudo isso só porque ela foi à farmácia na esquina.

Isso é o que a pesquisadora de Harvard, Ashley Whillans, chamou de efeito cascata de doação. Emoções positivas reforçam ações positivas, nos preparando para buscar oportunidades semelhantes ao longo do tempo. Se doar nos trouxe um sentimento positivo no passado, é provável que façamos novas doações no futuro. 

E quantas cascatas de doações o varejo pode provocar?

Roberta Faria é CEO da MOL Impacto.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Marisa faz sua primeira participação no bazar da AACD e doa 2.330 peças

Próxima Postagem

Brasil vai liderar o consumo de bens massivos na América Latina em 2024

Roberta Faria

Roberta Faria

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Brasil vai liderar o consumo de bens massivos na América Latina em 2024

Brasil vai liderar o consumo de bens massivos na América Latina em 2024

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.