Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Devagar, devagarinho!

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
6 de maio de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

É como caminha o mercado e o consumo, e consequentemente o varejo, neste começo de ano que entramos embalados e cheios de otimismo com a perspectiva de uma recuperação mais marcante.

Nós e todos os brasileiros que pensam no imperativo de uma rápida reviravolta. Mas tudo indica que a música-tema do momento é aquela interpretada por Martinho da Vila, ‘Devagar, Devagarinho’.

É um cenário difuso onde existem macro fatores positivos que deveriam estimular o consumo, como a evolução da massa salarial real e a inflação controlada, e outros que conspiram contra, como a persistência do desemprego.

A massa salarial, que representa o consolidado da renda recebida pela população empregada, tem apresentado crescimento real positivo e está hoje em R$ 205,4 bilhões, o maior número dos últimos seis anos, apesar dos 13,4 milhões, oficial e estatisticamente desempregados.

Atingimos no final de abril 8,2 milhões de microempreendedores individuais, os MEIs, número que mais do que dobrou em relação há apenas cinco anos atrás. Eram menos do que quatro milhões no final de abril de 2014. Uma mudança estrutural importante.
Em termos crédito, mola importante do consumo, temos a menor taxa Selic dos últimos nove anos e tivemos no ano passado um crescimento da oferta de crédito de 9%.

Mas o crédito ao consumo continua caro quando comparado em termos globais e limitado. O crédito às famílias no Brasil representa algo como 25% do PIB enquanto em outras economias similares ou maiores, varia de 60 a 120% quando comparado ao PIB desses países.

E temos hoje um dos menores índices de comprometimento de renda com crédito das famílias dos últimos anos. Além do nível de endividamento, que é a relação da dívida das famílias em relação à massa salarial, que também mostra tendência de queda. A inflação, que sempre conspirou de forma decisiva, contra ou favor do consumo, permanece em patamares estáveis faz tempo.

O atual índice de 4,58% se mostra equilibrado, apesar da recente alta de 8,72% nos alimentos para consumo em casa, que pode explicar em parte o recuo da confiança do consumidor nestes meses recentes, já que inflação de alimentos tem forte impacto na confiança geral da população.

E esse é fator que pode explicar em parte esse movimento estagnado de consumo.
Faz exatos três anos, abril de 2016 quando do impeachment da então presidente Dilma, que atingimos a pior marca (64,4) de Confiança do Consumidor na série histórica desse indicador. De lá para cá a confiança tem crescido de forma consistente, com direito a soluços e recuos, e hoje está em 91,1 depois de ter chegado em 96, em janeiro. Ambos, porém, muito distantes dos picos que tivemos entre 2010-2012 quando atingiu índice 113.
É aí que reside o maior problema.

Massa salarial real em crescimento, desemprego alto, em parte substituído pelo empreendedorismo individual, inflação sob controle, crédito com custo mais baixo, porém, comparativamente caro e escasso, menor comprometimento de renda com débitos e pagamentos gerados no passado porém, e tem sempre um porém, a confiança do consumidor não evolui como deveria por conta de um clima geral onde a incerteza substituiu a esperança.

É isso que faz com que vendas nos supermercados cresçam no primeiro trimestre em termos reais apenas 0,5% sobre o mesmo período do ano passado, segundo os dados da ABRAS, ou que todos os demais setores do varejo tenham evolução positiva pífia no seu comportamento.

É isso também que gera menor expansão de lojas e negócios, que não contribui com a geração de novos empregos. E o bom crescimento do mercado digital não é suficiente para compensar a estagnação no ambiente físico. E não faltam boas intenções, promessas e algumas ações.

A eventual nova liberação do PIS/Pasep, algumas importantes ações no âmbito da necessária simplificação de processos na esfera federal, o lançamento do programa de micro-crédito, ações pontuais em vários estados e no governo federal para enxugamento da máquina pública, para citar apenas algumas iniciativas.

Tudo isso importante, mas longe de ser suficiente para mudar o ritmo.

O que faz com que o país ande devagar, devagarinho, quando deveria estar correndo obsessivamente para reduzir a distância que nos separa de outras economias mais desenvolvidas. E o mais incrível é que está apenas entre nós a solução.

O atual cenário e suas perspectivas têm muito pouco a ver com o que está acontecendo no mundo, que até conspira positivamente, considerando, por exemplo, o conflito político-comercial dos Estados Unidos com China, a estagnação na Europa, ou as indefinições sobre o Brexit na Inglaterra.

Mas parece que insistimos em nos apequenar como Nação em momentos críticos.
E não é por falta de discurso, uso de redes sociais ou pregações. E não temos que olhar para fora em busca de inspiração ou soluções.

É aqui mesmo que mora o problema.

Sempre temo que aquela piada possa virar profecia. Aquela sobre o planejamento de Deus ao criar ao mundo, que distribuiu tornados, clima inclemente, vulcões, furacões, inundações, desertos e muitas desgraças mais pelo mundo e, além de poupar das desgraças o espaço do Brasil, ainda colocou água em abundância, um solo incrível, sol o ano todo, praias maravilhosas e muitas benesses mais. Indagado do porquê dessa opção, teria respondido que iríamos ver o povo que colocaria naquele espaço. Talvez devesse ter também mencionado as lideranças que estariam por aqui.

Só depende de nós. E não pode ser devagar, devagarinho. Quem espera, chega atrasado e nunca alcança.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Imposto sobre plataformas de e-commerce é defendido no Brasil

Próxima Postagem

Ice Creamy Sorvetes lança sua primeira loja conceito em Ribeirão Preto

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ice Creamy Sorvetes lança sua primeira loja conceito em Ribeirão Preto

Ice Creamy Sorvetes lança sua primeira loja conceito em Ribeirão Preto

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.