Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Empresas precisam de pessoas… com capacidade de transformação!

Roberta Andrade de Roberta Andrade
6 de maio de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Empresas precisam de pessoas... com capacidade transformação!

Lockdown e distanciamento social são ações eficientes e largamente utilizadas no cenário global para a contenção da pandemia de Covid-19. As medidas socialmente restritivas mudaram profundamente os hábitos de consumo, dando maior abertura para as vendas via e-commerce e atuação do time de vendas e atendimento via canais digitais. Mas o que as empresas e as pessoas precisam fazer para se adaptar a esse novo cenário e serem bem-sucedidas?

Frente a esse novo cenário, as empresas necessitam que os colaboradores desenvolvam e utilizem em sua rotina de trabalho alguns soft skills (atitudes e comportamentos) que se mostram tão importantes quando as hard skill (competência técnica necessária para a execução de uma determinada função).

Inteligência emocional é uma dessas soft skills. As pessoas precisam aprender a lidar com mudanças e com situações que as tirem de sua zona de conforto, encarando desafios como uma oportunidade de aprendizado e não uma ameaça. Empresas esperam que seus colaboradores consigam lidar com situações adversas com tranquilidade, serenidade e maturidade.

Criatividade e foco na solução para a resolução de problemas é outra habilidade de fundamental importância. Como o horizonte é incerto e o cenário econômico e social mudou extremamente rápido, as empresas demandam por colaboradores que tenham a capacidade de encontrar opções inteligentes, encontrando caminhos de atuação que continuem fiéis ao propósito da marca.

A produtividade no home office ou a necessidade de realizar vendas e continuar a oferecer um atendimento de excelência aos consumidores via canais digitais, estando ou não presente na loja, aumentou a procura por profissionais que saibam fazer uma gestão do tempo eficaz, conseguindo priorizar atividades, avaliando o que é urgente e o que é importante, além de assumir novas responsabilidades, sem abandonar as já existentes.

A comunicação via canais digitais também exige que os profissionais consigam se comunicar com clareza por meio de texto, áudio ou vídeo. Os múltiplos canais que podem ser utilizados e a necessidade de aprimorar competências também exigem iniciativa para aprender coisas novas e fazer o que precisa ser feito naquele momento com proatividade. É preciso ter um perfil flexível e de rápida adaptação a todas essas mudanças e novas demandas de aprendizado.

Com a transformação acelerada e incessante do mercado, o conceito de lifelong learning (aprendizado ao longo da vida) está cada vez mais forte dentro das empresas. Esse conceito reforça a ideia de que o desenvolvimento profissional vai muito além do processo de educação formal ofertado pelas universidades. É preciso continuar aprendendo dentro das empresas, com seus colegas de trabalho, gestores, buscar fontes alternativas de conhecimento ou dedicar-se a fazer cursos que auxiliem no aprendizado das novas demandas exigidas pelo mercado. Você encontra mais informações sobre formas opções de aprendizado no artigo “As vantagens de explorar o social learning“ e sobre a necessidade de aprimorar suas competências em “Por que é preciso continuar aprendendo?”, publicados no portal Mercado & Consumo.

Gustavo Tavares, country manager do Top Employers Institute, falou em entrevista à Harward Business Review que “o principal motor de crescimento das empresas está na capacidade de adaptação, inovação e no engajamento dos seus colaboradores”.

A pesquisa Global Digital IQ 2020, realizada e publicada pela PwC, entrevistou 2.380 executivos em todo o mundo para traçar um perfil entre eles e compreender o que faziam em comum para vencer os desafios impostos pela pandemia e conseguir prosperar no mundo digital. Um dos principais fatores que essas empresas tinham em comum é acreditar no “superpoder das pessoas”. Durante a pesquisa, foi identificado que as empresas classificadas como Transcenders (ou Transcendentes) investem mais no aprimoramento de competências, recrutam de um jeito diferente e são capazes de atrair e manter talentos. Cerca de 63% dos executivos entrevistados mudaram os processos de treinamento para ter equipes mais inovadoras, ativas na condução dos negócios e financeiramente responsáveis em suas empresas.

As empresas e o mercado de uma forma geral buscam profissionais que estejam dentro desse perfil de transformação e adaptabilidade e que queiram fazer acontecer. São pessoas assim que vão garantir a sobrevivência e prosperidade das empresas e, consequentemente, construir uma carreira próspera e de sucesso. O que você está fazendo para melhorar a realidade da sua empresa, do seu país e do mundo?

Roberta Andrade é gerente de Soluções da Friedman
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Bauducco moderniza e-commerce e registra crescimento de 300% nas vendas

Próxima Postagem

Como financiar a transformação dos negócios no varejo

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como financiar a transformação dos negócios no varejo

Como financiar a transformação dos negócios no varejo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

D-Wave lança computador quântico de 6ª geração com avanços inéditos

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.