Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Híbridos e virtuais: o “novo normal” para eventos corporativos

Alexandre Castro de Alexandre Castro
6 de maio de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Híbridos e virtuais: o "novo normal" para eventos corporativos

Podemos dizer que, passados 14 meses do início da pandemia e da primeira determinação de quarentena no Estado de São Paulo, quando tivemos o fechamento total de comércio, turismo e eventos, passamos por mais incertezas do que por ideias claras do que poderia ocorrer. Hoje, temos esperança no combate a esse terrível vírus e a vacina já é uma realidade para a diminuição de novos casos e da mortalidade. Dentre incertezas, certezas, projeções futurísticas, palpites e numerologia, podemos destacar uma verdade absoluta: a organização e realização de eventos corporativos, como convenções, reuniões e treinamentos, se transformaram e não serão realizadas da mesma forma, me arrisco a dizer, nunca mais.

A transformação digital dos eventos já era uma realidade, com várias tecnologias testadas e colocadas em produção, como transmissão simultânea, Realidade Virtual e Aumentada, projeções interativas, mapeadas e holográficas, vídeo mapping, credenciamento por reconhecimento facial, flip charts interativos, APPs, hotsites, RSVPs online, Business Intelligence, gamification, entre tantas outras. Entretanto, em eventos corporativos, essas ainda eram tecnologias pouco exploradas ou utilizadas, ou ainda, me permito dizer, pouco discutidas e implementadas como agentes de transformação com alto impacto na experiência do participante e na jornada percorrida dentro daquele evento. E, como muitos dizem: é na necessidade que nos reinventamos (quase sempre é assim, mas poderia ser diferente).

Um tsunami atingiu em cheio a praia dos organizadores de eventos, clientes e fornecedores. O que fazer? Lembrarmos que essa transformação digital já era uma demanda de um público cada vez mais conectado, digital e engajado, mas projetávamos uma completa mudança desse segmento para os próximos cinco anos. Entretanto, esse movimento foi realizado em cinco meses, de março a julho de 2020. Isso não quer dizer que os eventos presenciais acabarão. Pelo contrário. Acreditamos que voltarão ainda mais fortes, com mais engajamento e principalmente com a certeza de ter um alcance de audiência maior. Não é verdade? Por que fazer uma convenção apenas com parte do time presencialmente, se posso alcançar todos os colaboradores da empresa de forma híbrida?

A migração para eventos virtuais ou híbridos se desenvolveu rapidamente devido a uma necessidade de minimizar os impactos devastadores da pandemia para o mercado de eventos e, é claro, a uma demanda de clientes por continuar seus negócios. Diante desse cenário, vários questionamentos surgiram. Como faremos nossas reuniões? Como faremos nossa convenção? Como podemos expor nossos produtos e serviços a clientes e parceiros? Como engajar o time? Como fazer negócios?

Inicialmente, essas perguntas foram respondidas por uma adesão massiva e jamais vista a aplicações de web meeting, como Zoom, Teams, Webex, Skype, Google Meet, entre outros. Deixamos de fazer “calls” para realizar chamadas de vídeo e as duas perguntas mais realizadas nesse “novo normal” passaram a ser “Você está me ouvindo?” ou “Você vê a minha tela?”.

Neste processo de transformação, o ecossistema se viu diante de uma tomada de decisão. De que forma faremos eventos virtuais ou híbridos com profissionalismo, engajamento, encantamento, excelência na jornada digital, roteirização jornalística, plataforma confiável e estável (afinal, não queremos que no meio do evento virtual simplesmente a transmissão caia e comprometa sua mensagem)?

Como ocorre de forma muito regular em tudo que fazemos pela primeira vez, tivemos muitas dúvidas, cometemos muitos erros e aprendemos com eles. Um erro comum nesse momento, por exemplo, é olharmos mais para o software ou aplicativo, em vez de focar em nossas necessidades e, aí sim, procurar o melhor serviço, software ou aplicativo que atenda a essa necessidade.

Mas, para essa transformação no mercado de eventos corporativos, costumo dizer que todos os stakeholders precisam ter um mindset de startups, ou seja, mais foco no lançamento e na execução, planejamento mais acelerado e com ciclo menor, errando com baixo custo e tomando decisões rápidas. Ou seja, precisa ser ágil.

Na Primetour Eventos & Incentivos, aceitamos o desafio e não esperamos. Somos, antes de mais nada, consultores especialistas que ajudam os clientes a realizarem seus eventos presenciais, virtuais e híbridos com excelência, atentos a todos os detalhes, serviços e inovações que podem fazer de cada evento uma grande jornada de sucesso, impactando diretamente o engajamento, a potencialização de negócios e ROI.

Estamos vivendo um ciclo de grandes transformações em todos os segmentos da economia, nas empresas e em nossa vida pessoal, devido ao impacto da pandemia. A transformação digital e a migração de um ambiente presencial para um virtual no mercado de eventos vieram para ficar, e precisamos ser resilientes, disruptivos e verdadeiros consultores, oferecendo as melhores soluções e suporte para nossos clientes.

Que tal embarcar nessa jornada virtual com a Primetour Eventos & Incentivos?

Alexandre Castro é diretor da Primetour Eventos & Incentivos
Imagem: iStock/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Dona do PK XD chega a 50 milhões de usuários e ganha operação independente

Próxima Postagem

Smurfit Kappa lança e-commerce de embalagens no Brasil

Alexandre Castro

Alexandre Castro

Alexandre Castro é diretor da Primetour Evenetos & Incentivos. Tem 22 anos de experiência em turismo corporativo, eventos e lazer e 19 anos em gestão de grandes equipes de alta performance. Formado em turismo e pós-graduado em gestão empresarial, tem seu foco em encantamento, inovação, experiências inesquecíveis e relacionamento com clientes e sua expertise em atendimento, gestão, plano de negócios e projetos de eventos e viagens.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Smurfit Kappa lança plataforma de comércio eletrônico no Brasil

Smurfit Kappa lança e-commerce de embalagens no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.