Com apoio de Heineken e Coca-Cola Femsa, Carrefour amplia projeto de logística reversa

Agora, a companhia conta com 38 máquinas em operação, distribuídas por 9 cidades e 4 estados do Brasil

O Grupo Carrefour Brasil, no primeiro trimestre de 2025, ampliou seu projeto de máquinas inteligentes de coleta de recicláveis com a instalação de 18 novos equipamentos em unidades das redes Sam’s Club e Carrefour. Agora, a companhia conta com 38 máquinas em operação, distribuídas por 9 cidades e 4 estados do Brasil. A ampliação conta com a parceria de empresas como Grupo Heineken e Coca-Cola Femsa, que já tem o apoio da Colgate.

A ação integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, voltada à proteção ao planeta e à biodiversidade. O projeto busca promover, entre diversas iniciativas, o desenvolvimento de programas de logística reversa para engajar os consumidores na gestão de resíduos, facilitando o acesso a pontos de reciclagem e incentivando práticas mais responsáveis. Em 2024, as iniciativas de logística reversa do grupo arrecadaram mais de 120 toneladas de embalagens pós-consumo.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso à reciclagem e conscientizar os consumidores sobre a importância da economia circular. Com essas máquinas, reforçamos nosso compromisso com a agenda ESG e incentivamos hábitos mais responsáveis”, destaca Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Metas para este ano

A ampliação do modelo de máquinas visa tornar o processo de reciclagem mais acessível e atrativo ao público, aumentando o engajamento e o impacto positivo gerado. Com a expansão, a meta para 2025 é atingir 50 toneladas coletadas, o que representa um crescimento de quase 100% em relação a 2024, com um total estimado de 140 toneladas, considerando todas as frentes do programa de logística reversa.

O material coletado pelas máquinas é destinado a recicladores certificados, assegurando o reaproveitamento adequado dos resíduos. A operação logística e a gestão das máquinas são realizadas em parceria com as empresas Triciclo Ambipar e Ecoloop.

“Estamos cientes do nosso papel como agentes de mudança e queremos cada vez mais nos consolidar como um dos principais aliados da causa ambiental no país, reforçando nossa missão de transformar o varejo por meio de práticas mais responsáveis e alinhadas às demandas da sociedade”, finaliza Susy.

A iniciativa ainda concede benefícios aos consumidores que participam, como descontos em produtos e serviços, créditos no cartão de transporte e até transferências via Pix, incentivando ainda mais a adesão à prática da reciclagem.

Imagens: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist