Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Formação de líderes, questão de inspiração

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
6 de setembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Os cenários competitivos em que as empresas se encontram aumentam cada vez mais o desafio do desenvolvimento de lideranças em suas organizações. É preciso ter um time cada vez maior de profissionais que tomem decisões de forma ágil e que tragam resultados diferenciadores – que façam diferença e não sejam apenas diferentes – aumentando a capacidade competitiva das corporações.

Muitos investimentos são alocados em cursos, treinamentos e programas de formação de lideranças. Essas são ferramentas essenciais para iniciar a base de formação de líderes, mas acabam se limitando a compartilhar conhecimento sobre conceitos de estilos de liderança e valores corporativos, além de desenvolver habilidades em ambientes e simulações controladas. Avaliações de diversos formatos são utilizadas para dimensionar o potencial de liderança de cada “candidato a líder”. Mas será que esses investimentos realmente formam lideranças?

O que falta para que tenhamos profissionais assumindo a liderança? Atitude! O que vale todo conhecimento e prática em ambientes simulados e controlados se, no momento da verdade, as atitudes não aparecem?

Aqui cabe reflexão sobre o que é ser líder. James C. Hunter escreve em seu best-seller “O Monge e o Executivo” – livro de cabeceira de executivos de todas as partes do mundo que buscam o autodesenvolvimento da liderança – que ser líder é servir, oferecer conhecimento e focar no desenvolvimento daqueles que estão ao seu redor.

Talvez esteja aí o principal fator que iniba comportamentos de liderança dos candidatos a líder: esperar que seus líderes lhe deem os caminhos para então adotarem as atitudes. Eles acabam mais uma vez sendo liderados e executando as estratégias semi-prontas vindas das mentes “brilhantes” de outros profissionais, geralmente em cargos superiores aos seus. Como assumir a liderança se ainda sou servido? E assim as corporações continuam dependendo de seus líderes servidores já desenvolvidos.

Assumir postura de líder requer inspiração. Requer exemplo. Convido você a resgatar em sua memória a figura de um líder. Pense nesse momento em um líder!  É muito provável que você tenha pensado em alguém da história mundial ou de sua história pessoal que tenha lhe transmitido valores em algum momento da vida. Alguém que tenha contribuído para sua formação e que tenha inspirado você a adotar atitudes, as quais você estava certo de que lhe trariam êxito e sucesso. Esta aí uma das melhores soluções para as empresas formarem novas lideranças. Ter líderes inspiradores.

Líderes inspiradores são aqueles que deixam marcas. Líderes que estão presentes mesmo quando ausentes. Líderes que, ao invés de direcionarem os outros para as soluções que têm em suas mentes, provocam novas soluções inovadoras nas mentes de quem os cerca. Que admiram quando outros pensam em algo que jamais pensaram. Que reconhecem a diversidade como fator de crescimento. Que buscam o crescimento mútuo. Que quando crescem, levam outros junto.

O líder inspirador não depende de cargo e muitas vezes não valoriza hierarquia, apesar de reconhecer a importância da existência dela na empresa. Ele simplesmente existe. Sua existência faz com que outros sintam segurança e adotem atitudes com a certeza de que estão indo no caminho certo. É reconhecido como líder quando pessoas, inspiradas em suas atitudes, agem e depois declaram que fizeram assim pois acreditavam que seria assim que ele, líder inspirador, agiria.

O líder inspirador tem aspectos paternalistas, mas não é um paternalista-protetor. Apresenta a característica mais natural da paternidade: a missão de ver seus filhos vencerem e ganharem o mundo. Fica preocupado com cada passo que seus pupilos dão, principalmente os primeiros passos sem apoio, mas sempre demonstram confiança de que serão bem sucedidos.

O líder inspirador não forma equipe, forma família, forma geração, forma dinastia de profissionais, forma novos líderes que garantem a sustentabilidade dos valores humanos e corporativos das empresas. Forma agentes de inovação, transformação e mudança. O que mais uma empresa pode querer?

Se você já teve um líder inspirador, sorte de quem está ao seu lado!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Verde Campo celebra 20 anos como referência nacional em alimentos naturais e saudáveis

Próxima Postagem

São Paulo recebe a primeira loja própria da Multilaser

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
São Paulo recebe a primeira loja própria da Multilaser

São Paulo recebe a primeira loja própria da Multilaser

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.