Supermercados de bairro se adaptam e crescem na pandemia

Codebal Supermercados vê sua unidade-conceito representar 20% do negócio

A proximidade com o cliente fez os donos do Codebal Supermercados perceberem que poderiam crescer e fazer melhorias, mesmo nos meses difíceis marcados pela pandemia de covid-19. Atualmente, a empresa familiar de supermercados de bairro, fundada há 27 anos no município de Eldorado do Sul (RS), vê sua unidade-conceito, o Codebal Center, representar 20% do negócio.

O espaço, a sexta loja da rede, foi inaugurado em dezembro do ano passado. Ele engloba todo o aprendizado de anos da empresa e dos novos hábitos que surgiram durante a pandemia. “No começo da pandemia, a padaria foi impactada. Percebemos que o cliente queria produzir seus próprios alimentos e precisamos nos adaptar e aumentar o mix de ofertas”, conta a diretora de Marketing do Codebal Supermercados, Roberta Barreto.

A unidade tem puxador de carrinho mais confortável, dispensers de álcool gel, corredores amplos, uma padaria com pães de fermentação natural, orgânicos, produtos a granel, monoporções e até uma estação de produtos e bebidas naturais que oferece Kombucha (bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado) feita na hora.

“Pensamos em trazer serviço, experiência e um atendimento diferenciado para o nosso cliente, cada vez mais exigente e consciente”, diz Roberta. A empresária acompanha as tendências nas feiras e eventos do setor, dentro e fora do Brasil. “Toda feira e evento do setor traz uma visão de outro ângulo e tira a gente do comodismo, nos faz enxergar o negócio de forma diferente.”

Alta de 21,2% na comparação com 2020

O salto do setor de supermercados de bairro ou vizinhança foi destaque em pesquisas recentes divulgadas pela consultoria Nielsen. No primeiro trimestre de 2021, os mercados que não pertencem a grandes redes varejistas cresceram 21,2% em valor e 9,4% em volume na comparação com o mesmo período de 2020.

“O supermercado cresce organicamente como produto do trabalho, mas chega um momento em que tem de se profissionalizar”, afirma Fabiano Polese, especialista em marketing para pequenos e médios negócios e diretor da Expo Supermercados, evento de negócios criado há 21 anos em Porto Alegre. Formado em administração e com pós-graduação em Marketing Estratégico pela PUC-RS, Polese tem acompanhado de perto a evolução destes supermercados que, em sua maioria, são empresas familiares.

Ao longo dos últimos meses, com o impacto da pandemia nos hábitos de consumo, Polese diz que os supermercadistas de vizinhança registraram o aumento de caixa, viram o potencial de expansão e perceberam a necessidade de se profissionalizar. O executivo observou um desempenho melhor entre os comerciantes que estavam mais organizados, que tinham mais informações sobre gestão, sobre as
tendências do mercado, e as aplicavam. “Os que estavam estruturados, cresceram”, afirma.

Supermercados de bairro se adaptam e crescem na pandemia

Expo Supermercados e Anufood Brazil

Para atender à necessidade de profissionalização, a Expo Supermercados prepara, em parceria com a feira Anufood Brazil 2022 da alemã Koelnmesse, líder mundial na organização de feiras para o setor de alimentos e bebidas, o 1º Congresso Nacional de Supermercados de Vizinhança. O congresso acontecerá durante a 3ª edição da feira, que será realizada entre os dias 12 e 14 de abril de 2022, no São Paulo Expo.

“No Brasil, o segmento de supermercados de bairro e vizinhança representa um canal importante
e estratégico para as indústrias de alimentos e bebidas. Durante a pandemia, vimos um crescimento ainda maior no volume de vendas desse canal devido à familiaridade e proximidade com o consumidor final. Além disso, esse canal tem um papel primordial na cadeia de abastecimento do País. Por essas razões, ficamos muito felizes com a parceria com a Expo Supermercados e com os projetos especiais que serão realizados na feira”, destaca Michael Fine, gerente da Anufood Brazil.

Durante os três dias da feira, a Expo Supermercados apresentará, pela primeira vez em São Paulo, um Supermercado Modelo em uma área dedicada de 150 m² com tecnologias, soluções e equipamentos de última geração, oferecendo uma experiência inovadora, que servirá também como um ponto de encontro, com muitas oportunidades de conhecimento e networking, para todos os profissionais do segmento de supermercados de bairro e vizinhança.

Imagens: Divulgação

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