Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Itaú vai usar Avenue para levar seu cliente aos Estados Unidos

Interesse acontece em um ano em que a taxa de juros e a inflação subiram tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos

Redação de Redação
6 de setembro de 2022
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 4 minutos

A corretora Avenue nasceu em 2018, com a proposta de facilitar o acesso do brasileiro a investimentos nos Estados Unidos. De lá para cá, a empresa conquistou cerca de 600 mil clientes e mais de R$ 6 bilhões sob gestão.

De olho nesses números, o Itaú viu uma oportunidade de expandir seus negócios e comprou 35% da companhia, por cerca de R$ 500 milhões, em julho. Com a Avenue, o Itaú quer oferecer aos clientes um produto financeiro no exterior com experiência de uso simples – uma combinação hoje vista normalmente nas fintechs.

O interesse dos brasileiros por investimentos lá fora vem crescendo. A demanda leva não só a aquisições como a do Itaú, mas também ao lançamento de fundos internacionais para investidores, mesmo aqueles que não são considerados “qualificados” (grupo que inclui quem tem mais de R$ 1 milhão para investir).

Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o valor investido no exterior subiu 28,7% em novembro de 2021 ante o mesmo mês de 2020, chegando ao recorde de R$ 827,2 bilhões.

Roberto Lee, cofundador e CEO da Avenue, diz acreditar que um grande número de brasileiros terá conta fora do País ao longo dos anos. “O público potencial do Brasil é o cliente de alta renda e de varejo. São 1,5 milhão de pessoas com mais de R$ 500 mil. A aceleração pode acontecer em cinco ou dez anos. Ao menos 30% do nosso público-alvo terá conta no exterior até 2027”, diz o executivo.

O interesse do brasileiro no exterior acontece em um ano em que a taxa de juros e a inflação subiram tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Durante os últimos 12 meses, a valorização do dólar perante o real foi de menos de 1%. Já nos últimos cinco anos, o dólar subiu 69,7% ante o real. No período, a média da taxa Selic foi de 6,3%, enquanto a média da inflação foi de 5,1%, segundo dados do Banco Central.

“É como o sapo na panela de pressão. Ela vai esquentando, e ele não percebe. O Brasil é muito volátil, mas quem está no País não sente tanto isso. Empobrecemos com o dólar na casa dos R$ 5. A grande inflação no Brasil é a do dólar, mas isso acaba sendo mascarado. Há uma corrida de investimentos para fora do País para preservar o capital”, diz Lee.

O executivo afirma que o brasileiro já superou a visão de que aplicações no exterior são ilegais. No entanto, o momento atual ainda é de desconfiança. Com a chancela de um grande banco, o Itaú, a percepção deve melhorar, o que pode impulsionar o mercado.

Horizontes

Para o Itaú, a aquisição da Avenue abre possibilidades de ampliar a carteira de crédito dos investidores e, ao mesmo tempo, oferecer uma solução de fácil utilização e que já está enquadrada no contexto regulatório brasileiro – o que pode evitar problemas com casos de evasão de divisas ou inadimplência com impostos americanos.

“Identificamos na Avenue uma oportunidade de associação, visto que ela é pioneira no setor, conta com uma solução simples e ágil, base de clientes, resultados comprovados e um corpo de profissionais extremamente qualificado, com valores e interesses em comum com os do Itaú”, diz Renato Lulia Jacob, diretor de Inteligência de Mercado e Relações com Investidores do Itaú Unibanco.

“Pretendemos dar mais visibilidade, nas plataformas do Itaú, para produtos e serviços da Avenue, além de simplificar a abertura de contas na corretora americana.”

Inicialmente, a Avenue será uma opção de investimento voltada aos clientes Personnalité que têm R$ 50 mil ou mais investidos no banco ou gastem R$ 10 mil por mês no cartão. Mas, posteriormente, a ideia é tornar essa opção disponível também para todos os clientes do Itaú.

Segundo William Eid, diretor do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getúlio Vargas, a tendência de aumento do número de investidores brasileiros que levam seus ativos para o exterior deve se manter, e os bancos surfam na onda do despertar para investimentos em economias mais sólidas do que a do Brasil.

“O Brasil sempre foi uma economia extremamente fechada. Nosso índice de abertura é muito baixo, mesmo em relação a países da América Latina. O brasileiro só conhece o exterior pelo turismo. Com a maior facilidade de transacionar, os bancos descobriram esse mundo”, afirma Eid.

O movimento é tanto para a proteção do dinheiro de investidores a oscilações do câmbio quanto um reflexo da falta de crença no avanço da economia brasileira.

“Ao longo do tempo, a migração dos brasileiros e a remessa de recursos para o exterior mostram uma desilusão forte com o Brasil. Há muitos brasileiros morando em Portugal. Os juros baixos abriram os olhos dos brasileiros para o exterior, mas o brasileiro típico ainda não sabe que pode fazer isso”, completa Eid.

Conta garantida

A aposta da Avenue é nas contas americanas para brasileiros, e não apenas em uma solução para levar e gastar dinheiro em viagens internacionais. Com a conta, o brasileiro pode contar com a proteção de seus ativos pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), agência que garante o saldo das contas de forma parecida com o que acontece no Brasil com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Em eventual problema com o banco, o saldo do brasileiro nos Estados Unidos é garantido por essa agência.

Com informações de Estadão Conteúdo 

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Governo suspende venda de iPhone sem carregador no País e multa Apple em R$ 12 mi

Próxima Postagem

Presidente da Petrobras avança a troca de nomes na diretoria da estatal

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Economia

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento
Foodservice

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones
Economia

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF
Economia

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petrobras

Presidente da Petrobras avança a troca de nomes na diretoria da estatal

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025
Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.