A BRF, dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy, assinou o compromisso de transição do código de barras linear para o QR Code Padrão GS1, modelo também conhecido como código bidimensional (2D). Com essa mudança, a companhia adere ao movimento global liderado por grandes indústrias, cujo objetivo é aprimorar a experiência do consumidor.
Diferente dos códigos de barras tradicionais, o QR Code Padrão GS1 conecta consumidores a fabricantes e produtores, oferecendo a possibilidade de leitura por meio de um smartphone. Dessa forma, o consumidor tem acesso a informações detalhadas, desde a origem dos ingredientes e métodos de produção até dados como valores nutricionais, prazos de validade, reciclagem, segurança e certificações dos produtos.
Com essa novidade, a BRF amplia a acessibilidade a informações de produtos, disponível para um número maior de pessoas e empresas. Além disso, novas oportunidades se abrem para consumidores, indústrias e varejistas, com o aumento da eficiência na rastreabilidade e em toda a cadeia de abastecimento.
“A inserção do código 2D reafirma o compromisso com a qualidade e a segurança alimentar e reflete a responsabilidade das empresas em fornecer produtos que atendam às expectativas e necessidades dos clientes”, destaca João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Presente em 127 países e com uma base estimada em 300 mil clientes ao redor do mundo, a leitura do QR Code por smartphones possibilita que as empresas do setor alimentício compartilhem com os consumidores e toda a cadeia de abastecimento uma quantidade significativa de informações em um espaço reduzido nas embalagens. A integração do GTIN/EAN, código padronizado pelo Sistema GS1, aos QR Codes permite que os consumidores acessem o portal das marcas.
A rastreabilidade proporcionada pelo QR Code Padrão GS1 é outro benefício dessa tecnologia, facilitando o monitoramento da cadeia produtiva e assegurando a segurança tanto do consumidor quanto da indústria.
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil está à frente da campanha de evolução do código de barras para o padrão bidimensional no País. Em todo o mundo, o código de barras é lido mais de 7 bilhões de vezes por dia.
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