O anúncio do primeiro jogo da NFL no País, e que ocorre nesta sexta-feira, 6, em São Paulo, mexeu com o interesse do brasileiro. O reflexo disso pode ser observado no varejo, com um aumento significativo na procura por artigos esportivos relacionados ao futebol americano desde o primeiro semestre. Somente a venda de bolas de futebol americano cresceu 1.800%.
A pesquisa de impacto da NFL sobre as vendas de itens esportivos foi realizada pela Circana, empresa de data tech para análise do comportamento de consumo, em parceira com a Segmenta. Segundo os dados coletados, houve percepção da chegada ao mercado de mais produtos relacionados à liga de futebol americano e um rápido crescimento do setor.
“Os números recentes mostram que a paixão pelo futebol americano está se consolidando rapidamente no Brasil. O crescimento extraordinário nas vendas de acessórios e bolas reflete o entusiasmo dos fãs e a crescente popularidade do esporte no País”, afirma Rafael Dias, gerente de contas da Segmenta.
Segundo dados levantados pelo estudo, o futebol americano foi o terceiro esporte com maior crescimento no primeiro semestre de 2024 no Brasil, com um aumento de 24,5%. Apesar de o vestuário ainda dominar as vendas, a categoria de acessórios foi a que apresentou o melhor desempenho, com crescimento de 49% no semestre. O aumento impressionante de mais de 1.800% nas vendas de bolas foi o destaque na categoria. Marcas renomadas como Nike e Wilson foram protagonistas nesse crescimento e registraram aumento nas vendas de 402% e 2.030%, respectivamente.
De acordo com a consultoria, a licença da NFL no Brasil ainda é pouco explorada, especialmente na categoria de brinquedos. De acordo com os dados da Circana, foram identificadas poucas unidades da marca Funko, com bonecos colecionáveis.
“A chegada da NFL ao Brasil representa uma oportunidade significativa para a expansão da oferta de produtos relacionados ao futebol americano. À medida que o interesse pelo esporte cresce, espera-se que o mercado brasileiro continue a se aquecer, refletindo os resultados positivos já observados no cenário global”, analisa Ana Weber, diretora da Circana.
A própria NFL inaugurou uma loja oficial, no modelo pop-up, no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Desde o início do mês de agosto, quem passa pelo saguão central do aeroporto pode conferir as novidades exclusivas da loja oficial da Liga.
Netshoes fará ofertas especiais na CazéTV durante o jogo
A Netshoes, e-commerce esportivo e de lifestyle, fará sua estreia no PayDay, liquidação proprietária do Magalu, realizada no quinto dia útil do mês, o famoso “Dia do pagamento”. A data, 6 de setembro, coincide com o primeiro jogo da NFL no Brasil, cuja transmissão será patrocinada pela companhia na CazéTV. Por isso, a estratégia de comunicação e marketing dos dois eventos estão intimamente atreladas.
A plataforma eletrônica listará 59 itens indicados com o selo “CazéTV” que serão comercializados a preços promocionais. O influenciador Dan Lessa fará a cobertura do evento e divulgará as promoções da Netshoes, além de interagir com o público presente para o jogo.
Centauro, New Era e NTK promovem experiências para a estreia da NFL
Em parceria com a New Era e o Grupo NTK (produtos licenciados NFL), a Centauro transformará a estreia da NFL no Brasil, com ativações exclusivas na Arena Ibirapuera e na loja da Avenida Paulista até 8 de setembro.
Nesta sexta, às 20h30, quando o futebol americano aterrissa em solo brasileiro, a unidade da Avenida Paulista oferecerá uma Watch Party, com direito à pipoca, mini hot-dogs e bebidas não-alcoólicas para os fãs durante a partida.
Nos dias 7 e 8 de setembro, das 11h às 17h, os apaixonados por NFL poderão aproveitar para comprar produtos da marca na loja pop-up da New Era no segundo andar da Arena Centauro, no Parque Ibirapuera. Localizada em frente à Praça do Leão, o espaço dedicado ao esporte pode ser acessado pelo Portão 5 do parque.
A New Era e a NTK farão uma cobertura especial de todos os eventos em parceria com influenciadores digitais.
CazéTV fará transmissões patrocinadas da NFL no Brasil e na Europa
A CazéTV se prepara para fazer as principais transmissões da NFL no Brasil e na Europa. Serão cinco jogos internacionais, começando pelo primeiro jogo da história da Liga em São Paulo. Para essas transmissões, o canal conta com o patrocínio de Bradesco, Budweiser, Cruzeiro do Sul, Netshoes, Magalu, Perdigão, Philco, Visa, Vivo e Wise Up.
Os fãs de futebol americano terão programas semanais sobre a modalidade, durante toda a temporada, até o Super Bowl 2025. Os patrocinadores estarão tanto nas partidas quanto na programação com entregas customizadas, quadros patrocinados e presença nas redes sociais. Casimiro, Luisinho, Guilherme Beltrão, Raphão Martins, Folha e Gi Sociarelli estão no time que irá comandar a NFL na CazéTV.
Os jogos da cobertura ocorrerão em São Paulo, três em Londres, na Inglaterra, e um em Munique, na Alemanha.
FedEx levará courier à partida
Patrocinadora oficial do serviço de entregas da NFL e do NFL São Paulo Game 2024, a Federal Express Corporation (FedEx), empresa de transporte expresso, elegeu um courier que vai levar até o campo a bola oficial da partida histórica entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, em São Paulo.
Rafael Lobato Gama será o responsável por entregar a bola oficial do jogo, e foi selecionado como parte de uma ação interna promovida pela FedEx. Gama combina duas características fundamentais para a tarefa: foco na excelência, com uma postura profissional de alta qualidade no último ano, além de conhecimento avançado sobre futebol americano.
Renner lança itens de vestuário
Com o sportcore em alta nesta temporada, a Renner lançou peças em parceria com times da NFL, celebrando a chegada da Liga ao Brasil. A varejista mistura tendências do cotidiano, como saias balonês, camisas com laços, alfaiatarias e sapatilhas com itens esportivos, como jerseys, meiões e bonés.
O jogo
A primeira partida da NFL em território brasileiro acontece nesta sexta-feira, 6. Philadelphia Eagles e Green Bay Packers se encontram na NeoQuímica Arena, no estádio do Corinthians, em São Paulo, às 21h15. A disputa dos times vale pontos no campeonato regular da Liga.
Imagem: Shutterstock