Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Ponto de Virada

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
6 de dezembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Finalmente estamos próximos do ponto de virada que indica o efetivo crescimento da nossa economia após o profundo fundo do poço provocado pela maior crise da nossa história.

O gráfico abaixo mostra um comparativo entre as cinco últimas recessões que enfrentamos, apontando a profundidade de cada uma delas e o tempo que foi necessário para que a economia brasileira voltasse ao seu patamar pré-crise. Fica evidente que a crise de 2014-2016 não só foi a mais profunda como também está sendo (de longe) a mais lenta para nos recuperarmos, passados mais de 31 meses do vale da crise, nossa economia ainda não conseguiu se recuperar plenamente – mas estamos quase lá.

A recente crise foi diferente das anteriores, a lentidão na recuperação se deu, pois os seus fundamentos são internos e estruturais: descontrole fiscal e o aumento do endividamento do país (consequência da baixa capacidade de geração de caixa).

Mas as recentes mudanças como a aprovação da Emenda do Teto de Gastos, a Reforma da Previdência, controle inflacionário (e consequente redução dos juros) impõe uma nova realidade e pilares mais sólidos para o crescimento do país, que passa a reagir e flerta com o ponto de virada.

A expressiva queda do varejo no período era natural e esperada com o cenário de forte aumento do desemprego, inflação descontrolada, perda real da renda das famílias e baixíssima confiança do consumidor. Com a melhoria dos pilares do consumo (Emprego, Renda, Crédito e Confiança), o setor passou a apresentar boa recuperação e já supera o setor de Serviços e da Indústria na contribuição para a recuperação do PIB.

O novo cenário de juros baixos, recuperação do emprego (ainda que em patamar alto) e melhoria na confiança (mesmo que abaixo da nosso média histórica) propicia um cenário de recuperação principalmente do varejo relacionado ao binômio crédito/confiança, que por sinal foi o segmento de varejo que mais sofreu durante a crise.

Não podemos nos iludir com o tamanho do desafio que ainda precisa ser superado, ainda temos um longo caminho a trilhar na lenta recuperação do emprego (gráfico abaixo) e dessa vez também não navegaremos com o vento a favor, uma vez que todos os sinais indicam uma desaceleração na economia mundial nos próximos anos.

Apesar dos desafios, a melhoria dos pilares do consumo indica que teremos à nossa frente um futuro próspero no setor do varejo, e que venha a virada!

NOTA: Os dados que apresento nesse artigo foram compilados pelo DEPEC do Bradesco e fica aqui o profundo agradecimento pela disponibilização das análises. https://www.economiaemdia.com.br/.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Medidas de governança têm que ser colocadas em prática para mudar a imagem do esporte brasileiro

Próxima Postagem

Fãs de e-sports têm alto poder de influência na compra de eletrônicos

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Fãs de e-sports têm alto poder de influência na compra de eletrônicos

Fãs de e-sports têm alto poder de influência na compra de eletrônicos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

Natura, Boticário e Ambev lideram ranking de responsabilidade ESG

22 de maio de 2025
Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

Botafogo Praia Shopping lança espaço de self storage e amplia oferta de serviços ao público

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.