Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Autenticidade será a chave para a responsabilidade social em 2024

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi de Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi
6 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Autenticidade será a chave para a responsabilidade social em 2024

Nem é preciso ler os relatórios de tendências de 2024 para saber que o ESG (Environmental, Social and Governance) continuará no topo da lista de assuntos prioritários nas empresas. É um tanto óbvio: temas ligados ao impacto social e ambiental permanecem no radar dos clientes e investidores, que cada vez mais pressionam as empresas a se posicionarem com metas e ações de sustentabilidade.

A pesquisa Impacto ESG no Varejo, do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), de 2023, mostrou que mais da metade dos entrevistados se dizem dispostos a pagar de 5% a 20% a mais por produtos ou serviços atrelados a ações de ESG. Um estudo recente do IBM Institute for Business Value revelou algo parecido: mais de dois em cada três entrevistados estão dispostos a mudar seu comportamento de consumo por questões ambientais.

Mas, ao mesmo tempo em que a demanda por empresas socialmente responsáveis cresce, aumenta também a desconfiança do consumidor que, segundo pesquisadores do Gartner, está mais “cínico” em relação ao discurso da sustentabilidade. O Global Trustworthiness Monitor 2023 mostra que seis de cada dez brasileiros acreditam que as marcas usam a linguagem de propósito social sem se comprometerem com as mudanças reais.

Já o estudo “Sustentabilidade como catalisador de transformação”, do Instituto IBM, mostra que essa desconfiança parece justificável. Entre as organizações que participaram da pesquisa, 86% afirmam ter uma estratégia de sustentabilidade, mas apenas 35% agiram de acordo com ela. E, das organizações que veem a sustentabilidade como prioridade máxima, apenas metade cumpre seus objetivos de sustentabilidade ambiental.

O que todas essas pesquisas parecem nos mostrar é que o impacto social das empresas ainda é o assunto da vez, mas, para o consumidor atento, “ser o assunto” não vai bastar. É preciso transformar discurso em ações efetivas com metas claras e alinhadas à estratégia do negócio. O ESG do qual tanto ouvimos falar só fará sentido se, antes de ir pro escopo do marketing, tiver passado pela mesa de planejamento estratégico.

Tem a ver com descobrir sua causa. Uma boa pergunta a se fazer é: qual tema aparece com urgência para a marca e para os seus consumidores? O Edelman Trust Barometer 2023 mostrou que a maioria dos entrevistados (76%) acredita que, quando as marcas enfatizam os interesses que temos em comum, elas fortalecem o tecido social. E, convenhamos, são muitos os interesses sociais que podem ser transformados em causas.

Há ainda um movimento importante que as empresas terão que fazer se quiserem transmitir credibilidade em suas ações de ESG: comunicar de forma clara e transparente. Para ir além do discurso sustentável, as marcas terão que rever suas mensagens, tornando-as mais acessíveis, menos técnicas e mais envolventes para sua comunidade de consumidores.

Então, sim, práticas ESG seguirão como tendência de negócios para 2024. Mas autenticidade e transparência precisarão acompanhar a sigla desta vez.

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi são cofundadores do Grupo MOL, ecossistema de negócios sociais que promove a cultura de doação.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

Próxima Postagem

Em que tarefas a IA supera as pessoas?

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi

Roberta Faria é jornalista, empreendedora social, CEO da MOL Impacto e presidente do Instituto MOL, uma organização social dedicada a promover a cultura de doação no Brasil.

Relacionados Posts

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados
Supermercados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão
Artigos

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Artigos

Tudo sobre a segurança do Pix por aproximação

4 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Em que tarefas a IA supera as pessoas?

Em que tarefas a IA supera as pessoas?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

Pão de Açúcar cria embalagens com expressões carinhosas para o Dia dos Namorados

4 de junho de 2025
Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

Alckmin: tarifa de Trump sobre o aço prejudica o mundo todo, não só o Brasil

4 de junho de 2025
Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

Abla projeta alta de 15% na procura por aluguel de carros em junho com férias e festividades

4 de junho de 2025
Comer fora ficou mais caro: preços das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

Comer fora ficou mais caro: preço das refeições fora do lar sobem 22,1% no 1º trimestre de 2025

4 de junho de 2025
Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

Mars Wrigley lança M&M’s com sabor exclusivo para o mercado brasileiro

4 de junho de 2025
Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.